Alimentação Saudável

Como cozinhar legumes sem perder vitaminas

O cozimento pode acabar com os nutrientes das verduras.

Imirante Imperatriz,com informações da assessoria da BBC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(google)

MUNDO - O consumo frequente de vitaminas e antioxidantes ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e de vários tumores. No entanto, as qualidades dos vegetais podem se perder na água quando são cozidos na panela.

Um estudo espanhol concluiu que colocar as verduras para ferver, faz com que elas percam uma quantidade significativa de vitaminas e, outros antioxidantes.

A pesquisadora Maria Antonia Murcia explica o que motivou o estudo. “a maioria das verduras são consumidas cozidas, então de um ponto de vista prático, era uma preocupação para nós saber se depois de submetê-las a procedimentos domésticos habituais, seus nutrientes eram mantidos, ou se só estaríamos consumindo calorias".

O calor e outras condições relacionadas com o cozimento, podem acabar com os nutrientes das verduras. De acordo com um estudo americano a vitamina K é resistente ao calor.

As fontes alimentícias da vitamina K incluem hortaliças de cor verde, como couve, espinafre, nabo, acelga, folhas de mostarda, salsa, alface romana e alface de folha verde, além de verduras como brócolis, couve-flor e repolho.

Muitas outras vitaminas, incluindo A, C, B-1, B-2 e o ácido fólico, que são encontrados em vegetais de folhas verdes, são sensíveis ao calor e podem se perder ao cozinhar e, ferver a verdura no vapor.

Por outro lado, outras vitaminas e nutrientes podem ficar intactas mas acabam ficando na água. Neste caso, pode-se utilizar a água do cozimento para temperar o prato ou, beber o caldo onde estão todos os antioxidantes.

Dicas

A perda de nutrientes por cozimento pode ser reduzida seguindo algumas recomendações:

Descasque e corte os alimentos pouco antes de prepará-los para o consumo; deixe de molho por pouco tempo; espere a água ferver para colocar os alimentos; coloque uma pequena quantidade de vinagre ou suco de limão na água onde estiver cozinhando; cozinhar os legumes al dente e esfriá-las o quanto antes; aproveitar a água que cozinhou as verduras para fazer outros alimentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.