Dia das Mães

Mãe de primeira viagem: o que ela deve saber?

Danielly espera o primeiro filho e fala dos medos e alegrias da gravidez.

Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
 Danielly espera a chegada de Samuel, que deve nascer até agosto. (Foto: Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz)
Danielly espera a chegada de Samuel, que deve nascer até agosto. (Foto: Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – Com a mão na barriga de sete meses, ela fala e erradia felicidade. Aos 20 anos, a estudante universitária Danielly Daissak está comemorando o primeiro Dia das Mães em que ela será a homenageada.

A “mamãe de primeira viagem”, casada há dois anos, conta que a descoberta da gravidez foi uma surpresa. “Quando eu descobri, foi um choque. A gente queria ter um filho, mas só daqui uns dois ou três anos. Ele não foi planejado, mas foi muito desejado”, diz sorrindo.

Além da alegria de esperar Samuel, a estudante sustenta alguns receios e dúvidas. O medo de “não dar conta” é inevitável. “Acho que o único medo que eu tenho é de não conseguir cuidar dele (o filho). Por falta de experiência, não saber o que fazer. Eu sei que vai ser difícil”, afirma Danielly.

 Apesar do medo, a mãe deseja passar seus valores para o filho e torná-lo um homem de respeito. (Foto: Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz)
Apesar do medo, a mãe deseja passar seus valores para o filho e torná-lo um homem de respeito. (Foto: Rhaysa Novakoski / Imirante Imperatriz)

Mas o que uma mãe de primeira viagem deve saber para ter sucesso na criação do filho? Segundo a psicóloga, que presta assistência às mães do Hospital Regional, Claudene Macedo, o medo que Danielly sente é normal, mas o necessário para ser uma boa mãe é, somente, amor e informação.

“Muitas coisas ela (a mãe) aprende no dia a dia, vai fazendo, errando e acertando. A mãezinha vai aprendendo, e, dalí para frente, não erra com determinadas coisas. Amor em primeiro lugar em tudo o que você for fazer, e procurar se informar. Informação é a base de tudo. Agora, com informação e com amor, não tem como dar errado”, explica.

E amor é o que não falta para Samuel, desde a barriga. Danielly conta que teve que reestruturar toda a sua vida por conta da gravidez, principalmente a alimentação, mas que faz isso com alegria e o apoio do marido. “Ele (o marido) tem sido ótimo, muito cuidadoso. Sempre me faz alguma surpresa”, conta.

 A mãe de primeira viagem fala da importância do apoio e carinho do marido. (Foto: Arquivo pessoal/ Danielly Daissak)
A mãe de primeira viagem fala da importância do apoio e carinho do marido. (Foto: Arquivo pessoal/ Danielly Daissak)

Quanto à informação, a mamãe explica que já pesquisou de tudo, principalmente na internet. Apesar de ser acompanhada pelos profissionais, Danielly diz que as pessoas costumam “dar conselhos” sobre a gravidez, o que a incomoda muito.

A psicóloga orienta as mães a não ouvir esses conselhos, mas sempre um profissional de confiança. “Só ouça o que o profissional falar, nada de vizinho, de tio, de tia, se ele não tem orientação, se ele não sabe desse assunto. Procure ouvir diretamente um profissional e tire suas dúvidas com ele”, alerta.

Danielly fala já faz isso e está com a gravidez muito tranquila. Mesmo sem pensar muito no futuro, ela deseja ser uma mãe dedicada, e que passará seus valores para o pequeno Samuel.

“Eu acho que vai sair um caboclinho (risos). Ele vai ser um príncipe, que vai aprender sobre respeito e feminismo. Vou ensinar meu filho a ser um homem bom, justo”, promete Danielly, traduzindo o desejo de muitas outras mães de primeira viagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.