Cuidados

Aprenda a cuidar corretamente dos pincéis de maquiagens

As dicas podem evitar uma série de doenças, como conjuntivite, por exemplo.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
As dicas podem evitar uma série de doenças.
As dicas podem evitar uma série de doenças. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ - Muitas mulheres amam se maquiar, a maquiagem realça a beleza natural da mulher. Porém, é preciso tomar alguns cuidados para que essa maquiagem não vire uma vilã.

Isso porque muitas mulheres não cuidam dos seus produtos e materiais de maquiagem e acabam ficando inadequados para o uso, ou até mesmo tendo consequências graves, como foi noticiado, rescentemente, o caso de uma mulher que ficou paraplégica após usar a maquiagem da amiga.

A maquiadora Bárbara Fernandes, em bate papo com a reportagem do Na Mira, listou dicas sobre como cuidar e higienizar os materiais de maquiagem. “É muito importante que o material esteja em boas condições de higiene e longe de qualquer umidade, pois facilita a proliferação de fungos e bactérias", afirmou.

Veja algumas dicas da maquiadora

Pincéis

É muito importante que os pincéis sejam lavados toda semana ou, pelo menos, a cada 10 dias. Por que muitas vezes a pessoa usa o mesmo pincel inúmeras vezes e a cada uso vai acumulando mais produto. Além de comprometer a qualidade da maquiagem, pode também ser uma porta de entrada para o acúmulo de sujeira, fungos e bactérias, facilitando o surgimento de acne, conjuntivite e etc. Emprestar pincéis, também, não é uma boa opção, mas caso isso ocorra use um higienizador de pincéis antes de usar novamente.

Lápis de Olho

O lápis de olho deve ser sempre apontado antes do uso, principalmente se você emprestar para outra pessoa, pois se a pessoa que usou estiver com alguma possível conjuntivite ou infecção (mesmo que no início, quando a pessoa ainda não sabe) essa mesma doença passará para você.

Sombras

Tanto as sombras como todos os outros itens de maquiagem devem ser guardados sempre em um local limpo e arejado.

Batons

Os batons nunca devem ser compartilhados, caso isso ocorra raspe um pouco do produto com uma espátula ou faca e dê para a pessoa utilizar com auxílio de um pincel para lábios. Compartilhar batom pode ser a porta de entrada para várias doenças, incluindo a herpes labial.

Para Bárbara Fernandes, o material para uso pessoal de maquiagem deve ser único e exclusivo, pois isso vai ajudar a pessoa manter distância de vários problemas. E recomenda: “evite emprestar suas maquiagens ou fazer uso compartilhado com familiares”.

Já quando a pessoa vai num maquiador profissional a história é diferente, e a maquiadora explica: “já se você vai ser atendida por um profissional de maquiagem, provavelmente ele utilizará produtos descartáveis ou esterilizáveis, e o cuidado para não contaminar os produtos são redobrados”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.