Semana da Voz

Semana da Voz: aprenda a hidratar sua voz tomando água

Fonoaudióloga recomenda ingestão de 10 a 15 copos de água por dia.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Hidrate sua voz tomando água.
Hidrate sua voz tomando água. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Em comemoração à Semana Mundial da Voz, a fonoaudióloga Sheila Belchior dá dicas de como cuidar e manter a voz, um instrumento indispensável na vida das pessoas, seja para conversar, cantar ou trabalhar. Pequenos cuidados fazem a diferença, conforme alerta a especialista, como tomar água, por exemplo.

Para a Sheila, a água é tão importante para o ser vivo, como o oxigênio. “Depois do oxigênio, a água é o fator mais importante para o ser vivo. Nós precisamos hidratar o corpo, a começar pelo cérebro, para pensar, para raciocinar. Todos os nossos órgãos precisam de água e as cordas vocais não são diferente”, explica.

Sheila Belchior ressalta, porém, que quando as cordas vocais estão hidratadas, elas não se atritam. “É importante tomar água para a hidratação das cordas, que estando hidratadas, elas não vão se atritar e sim deslizar, e com isso, evitar lesões nos músculos”, afirma a fonoaudióloga, lembrando que o número de pessoas com lesões nas pregas vocais tem crescido, consideravelmente.

A especialista lembra que os cuidados com a voz precisam ser diários. “Eu costumo dizer que o profissional que trabalha com a voz é um atleta. Então, uma pessoa que vive profissionalmente da voz, precisa tomar bastante água, pelo menos de 10 a 15 copos por dia”, afirma. “É bom lembrar que não é beber um copo grande de duas em duas horas, mas uma quantidade menor em espaços menores, de 30 em 30 minutos.

Sheila esclarece que esses cuidados fazem a diferença e mantém a voz sempre bem hidratada. Outra dica é não beber água muita gelada. “Veja bem, se pessoa está com as cordas vocais aquecidas e coloca gelo, automaticamente vai provocar um choque. O ideal, quando se usa a voz é optar por tomar água com uma temperatura amena”, ressalta a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.