Pesquisa

Pesquisa: arrancar cabelos pode fazer crescer mais fios

Especialistas alertam que ainda é cedo para falar em cura da calvície.

Imirante Imperatriz, com informações da BBC News

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
Fotos ilustrativas
Fotos ilustrativas (Reprodução /Internet )

MUNDO – De acordo com estudo realizado nos Estados Unidos, arrancar os cabelos de uma forma específica pode fazer com que mais fios cresçam no lugar.

Os pesquisadores fizeram experiências retirando cabelos de áreas com configurações de densidade distintas. Isso induziu o organismo a reconhecer lesões com gravidades diferentes e, consequentemente, respondeu de forma diferenciada sobre o tamanho do cabelo que deveria crescer de novo

A equipe percebeu o crescimento de 1.300 fios, arrancando 200. O estudo utilizou camundongos e foi publicado na revista Cell. Mas os especialistas alertam, que ainda é cedo para falar em possibilidade de cura para a calvície.

Estudiosos da University of Southern California estava investigando como folículos pilosos (que geram os fios) se comunicam para decidir quantos fios serão regenerados.

Em várias experiências, eles removeram 200 folículos pilosos de uma área circular da pele dos ratos. Quando a remoção foi feita com baixa densidade - removendo folículos em uma área de 6 milímetros de diâmetro - não houve nenhuma regeneração. Mas a remoção em média densidade, com 200 folículos retirados de um círculo de 5 mm, fez com que nascessem 1.300 novos fios.

A mesma experiência foi feita em densidade mais elevada, com o mesmo número de folículos removidos de um círculo de diâmetro de 4 mm, surgiram então 780 novos fios.

Puxar todos os folículos de cabelo fez com que todos voltassem a crescer, mas não surgiu nenhum fio extra. Os pesquisadores mostraram que o nível de inflamação na pele foi ajustado de acordo com a amplitude dos danos. E por meio de uma série de sinais químicos e respostas imunes, isso controlou a quantidade de fios que seria regenerada.

A equipe diz que é como se cada cabelo pudesse votar sobre o que acontece após alguns fios serem retirados. Eles chamam o conceito de quorum sensing.

"O trabalho leva a potenciais novos alvos para o tratamento da alopecia, uma forma de perda de cabelo", disse o pesquisador-chefe Cheng-Ming Chuong.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.