Saúde

Acne: como evitar o surgimento de lesões?

A causa é desconhecida, mas vários fatores influenciam no surgimento.

Imirante Imperatriz, com informações da EBC.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h44
(Divulgação)

MUNDO - A acne é uma doença de pele caracterizada por cravos abertos ou fechados em áreas oleosas do corpo como peito, costas ombros, braços, pescoço e, principalmente, no rosto. Em alguns casos ocorrem inflamações e até lesões que precisam de um tratamento mais sério.

A causa da acne, ainda é desconhecida, porém, fatores como problemas hormonais, ingestão de alimentos muito gordurosos ou a genética, influenciam no surgimento do problema. Quando os pais têm acne, a probabilidade de aparecimento no filho é grande.

A presença da acne, além de ser incômoda esteticamente, também pode causar dor, sensibilidade ou coceira na pele. Mas quando isso acontecer, é aconselhado evitar por as mãos no local e jamais espremer.

As mãos, especificamente as unhas, por mais limpas que pareçam, são portadoras de muitos microorganismos que podem causar uma inflamação.

Prevenção

Além da visita ao dermatologista, que deverá indicar os produtos adequados para cada tipo de pele, alguns pequenos cuidados podem ajudar a prevenir o agravamento do problema:

- Manter uma alimentação rica em fibras e vitaminas e pobre em gorduras;

- Ingestão de líquidos, no mínimo, 2 litros ao dia;

- Jamais manipular, coçar ou espremer, pois além de causar marcas ou manchas, prolonga a inflamação que pode se tornar grave;

- Evitar a exposição prolongada ao sol. Usar sempre filtro solar no fator mínimo de 15 FPS. Se a pele for ressecada, os cremosos são uma boa pedida, pois além de proteger a pele ele ainda a mantém hidratada. Para peles oleosas, o ideal são os protetores em forma de gel, que são rapidamente absorvidos pela pele.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.