Páscoa

Páscoa: descubra a diferença entre as variedades de chocolates

As variações vão do chocolate ao leite, amargo, meigo amargo, branco, e em pó.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h44

IMPERATRIZ – Pensado para agradar aos mais diversos paladares, o chocolate é uma guloseima que, praticamente, todo mundo gosta. Existem chocolates feitos ao leite, amargo, meigo amargo, branco, em pó... Enfim, uma grande variedade de sabores e composições.

 Chocolate ao leite. (Foto: Reprodução/ Internet)
Chocolate ao leite. (Foto: Reprodução/ Internet)

Mas você sabe qual a diferença que existe entre as diversas possibilidades de chocolate? Para tentar descobrir, a reportagem do Na Mira conversou com a nutricionista Brenda Bolzan, que explicou as diversas variações, além dos pós e contras.

A nutricionista esclarece que quase todos os tipos de chocolates possuem ingredientes, como massa ou pasta de cacau, e o que difere um chocolate amargo de um chocolate dark (com mais 70% de cacau) é a quantidade na hora da fabricação. Quanto maior a quantidade de manteiga de cacau, mas gordura haverá no doce.

 Chocolate amargo. (Foto: Reprodução/ Internet)
Chocolate amargo. (Foto: Reprodução/ Internet)

“Na fabricação do chocolate, usa-se massa ou pasta de cacau e outros ingredientes. Todo fabricante tem, para cada um de seus produtos, uma fórmula própria, na qual a proporção dos ingredientes varia conforme o produto final”, explica Brenda, lembrando que a guloseima deve ser consumida com moderação devido ao seu alto teor calórico.

 Chocolate em pó. (Foto: Reprodução/ Internet)
Chocolate em pó. (Foto: Reprodução/ Internet)

A especialista ressalta que o consumidor precisa se atentar para as informações dos rótulos das composições nutricionais das embalagens. “É precioso atenção, devido à existência da adição de leite, geralmente integral, o que aumenta a presença de outras gorduras, como por exemplo, a saturada, podendo assim elevar o colesterol sanguíneo”, ressalta.

 Chocolate meio amargo. (Foto: Reprodução/ Internet)
Chocolate meio amargo. (Foto: Reprodução/ Internet)

Brenda enfatiza que essa informação vale também, para os chocolates dietéticos, os diets, “pois estes, apresentam apenas restrição do açúcar, porém, a quantidade de gordura e calorias são, em sua maioria, maiores que as do chocolate tradicional”.

 Chocolate branco. (Foto: Reprodução/ Internet)
Chocolate branco. (Foto: Reprodução/ Internet)

Outra dica da nutricionista é sobre a porcentagem de consumo. Brenda Bolzan recomenda um consumo de 30g do chocolate com 70 a 80% de cacau na sua composição. “O chocolate mais indicado é aquele com bastante cacau, dando preferência aqueles com castanhas ou amêndoas, pois irão fazer com que o sangue absorva menos gordura e açúcar”, afirma a nutricionista.

Veja a diferença entre os diversos tipos de chocolates

- Chocolate ao leite: baixo teor de cacau e quantidades maiores de gordura e açúcar;

- Chocolate amargo: possui manteiga de cacau, concentração de massa de cacau entre 50% a 90% e pouco açúcar, aumenta sensação de saciedade, além de proteger os neurônios e reduzir sintomas de tensão pré-mesntrual em mulheres;

- Chocolate meio amargo: contém manteiga de cacau, a massa de cacau entre 20 a 39% é substituída em parte por leite em pó e açúcar, resultando um sabor mais adocicado, sendo considerado um alimento com alto índice glicêmico;

- Chocolate diet: não contém açúcar, porém requer alto teor de gordura para manter sua consistência, sendo muitas vezes, mais calórico que o chocolate tradicional;

- Chocolate light: contém um teor menor de gordura na sua composição, sendo, portanto, menoscalórico.
Chocolate branco: possui manteiga de cacau no lugar de massa de cacau, além de leite em pó e açúcar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.