Saúde Mulher

Caminhada: uma aliada para a saúde da mulher

Os efeitos de uma boa caminhada são incontáveis, diz especialista.

Geovana Frasão/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(undefined)

IMPERATRIZ – A rotina agitada das mulheres contemporâneas em muitos casos suprime até mesmo o tempo para cuidar da saúde. Uma das formas mais simples de prevenir doenças e contribuir para uma vida saudável é a prática da caminhada.

O hábito de caminhar ao ar livre é cena comum em Imperatriz. A Avenida Beira-Rio é um dos lugares preferidos dos imperatrizenses para a prática de atividades físicas. Seja para manter a forma boa forma, ou por questões de saúde, as mulheres que caminham pela avenida têm uma grande aliada na busca pelo bem estar.

Caminhar ao ar livre faz milagres à saúde. É o que assegura a cardiologista Renata Lopes. A médica lembra que o sedentarismo é um dos fatores de risco que podem levar à doenças cardiovasculares e até à morte.

A estudante Adriana Sá, conta que sempre frequentou a academia, há um mês ela caminha regularmente. “Eu sempre malhei, mas como estou sem tempo de ir à academia resolvi fazer caminhada na Beira-Rio, tanto por questões estéticas, quanto por recomendação médica, já que tenho pressão alta”, afirma a jovem que aos 25 anos foi diagnosticada hipertensa.

A caminhada praticada de forma constante favorece as funções cardíacas, previne a hipertensão, combate o colesterol, além de colaborar com o bem estar de forma geral.

O educador físico e professor universitário, Gledson Santos, garante que os efeitos de uma boa caminhada são incontáveis, em especial para o organismo feminino: “Caminhar pelo menos três vezes por semana ajuda a perder peso, a queimar gordura e reduz em 30% as cólicas menstruais”, destaca Santos.

O professor ressalta o fato de que a caminhada é exercício sem custos e não requer domínio de técnica alguma, mas ele alerta sobre a necessidade de se procurar um médico e um educador físico para evitar prejuízos à saúde.

Gledson Santos comenta que as mulheres costumam caminhar em dupla, ou em grupos e isso trás ainda outro benefício, a interação com as colegas e amigas, o que ele chama de ganho social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.