Cuidados

Fonoaudióloga dá dicas de como cuidar da voz

Sheyla Belchior indica exercícios com as cordas vocais.

Diana Cardoso/Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
(Divulgação)

IMPERATRIZ – A voz é a principal ferramenta que permite a comunicação humana e, assim, como a saúde precisa ter cuidados especiais. Para evitar incômodos e garantir uma voz saudável a fonoaudióloga sugere algumas dicas.

A fonoaudióloga Sheylla Belchior lembra que atualmente não só os profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, devem cuidar das cordas vocais para evitar problemas, e sim todas as pessoas devem tomar alguns cuidados básicos como evitar gritar e falar muito alto.

“Não só os titulados profissionais da voz como professores, advogados jornalistas, cantores, mas outras pessoas têm tido problemas com a vocais, em decorrência do estresse, a fobia, da ansiedade, irritabilidade que as pessoas têm vivido pra voz”, explica.

Sheila explica ainda que é muito importante o cuidado com as cordas vocais e evitar gritar.

“O músculo da corda vocal é bem pequeno, frágil, a gente tem que poupar. Não devemos falar rápido demais, nem alto, não gritar, cantar alto,” explica a especialista.

A fonoaudióloga alerta, também, para o hábito de hidratar as cordas vocais e realizar exercícios práticos para relaxar os músculos vocais.

“Outra coisa muito importante é hidratar, para evitar o atrito nas cordas vocais. Tomar água, suco, comer alimentos ricos em vitaminas "C". Também é importante aprender exercícios de aquecimento e desaquecimento, alongando o pescoço, a face para preparar melhor a voz”, aconselha Sheylla Belchior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.