Metas de ano novo

Psicóloga dá dicas de como cumprir as metas de ano-novo

A principal delas é colocar no papel as principais metas a serem realizadas.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h47
Especialista recomenda anotar as principais metas.
Especialista recomenda anotar as principais metas. (Foto: Angra Nascimento /Imirante Imperatriz )

IMPERATRIZ – No fim de ano as pessoas aproveitam para fazer metas que desejam alcançar no ano novo, que vão desde emagrecer, arrumar um namorado, ter mais tempo para a família, fazer um curso, mudar de emprego, ganhar mais, etc. O problema é que na maioria das vezes, as metas não são cumpridas.

Para que suas promessas não se percam no tempo sem conseguir ser realizadas, a psicóloga Diana Régia Meireles Saraiva, lista algumas dicas de como colocar em práticas as metas de ano-novo. A primeira dica é colocar no papel as principais.

“Escreva, principalmente, aquelas principais, seja referente ao lado pessoal, afetivo, profissional, e coloque no local que você possa ver, como na porta do guarda-roupa, ou em qualquer lugar que você possa vê-las, diariamente”.

Com as metas inscritas num papel, a especialista garante fica mais fácil ver o que falta para atingir. Diana Régia, lembra no entanto, que algumas metas precisam ser reformuladas. “Para isso, a pessoa tem que desenvolver dentro de si a flexibilidade, e não seja prejudicada ao insistir tanto numa meta que às vezes nem é tão importante”, afirma. “É preciso ouvir a voz do seu coração e caminhar para a autorealização”.

Outro ponto colocado pela psicóloga é que as pessoas precisam saber a diferença entre esperança e o verbo esperar. “A esperança tem dois sentidos. Esperança do verbo esperançado que é quando a pessoa vai à luta, e esperança do verbo esperar, que é quando a pessoa espera sem fazer nada, que as coisas aconteçam, isso é sinônimo de acomodação, onde muita gente peca”, observa a especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.