Especial música

"Sucesso de Tentei te esquecer mudou minha vida", afirma compositor

Cruz Gago é dono de um dos maiores clássicos, porém, nunca mais conseguir emplacar novo sucesso.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48

IMPERATRIZ – É comum ao se tratar de músicas, associar a obra com o artista que a tornou famosa, esquecendo muitas vezes do criador. Não são raros os casos de compositores que têm suas músicas conhecidas na voz de outra pessoa e não, na de quem a compôs. Um exemplo disso é a música Tentei te esquecer, de autoria do cantor e compositor joãolisboense, Cruz Gago.

 Cruz Gago é o autor de Tentei te esquecer. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)
Cruz Gago é o autor de Tentei te esquecer. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)

Natural de Gonçalves Dias, interior do Maranhão, José da Cruz Rodrigues de Araújo, 44 anos, conhecido como Victor Cruz, ou simplesmente Cruz Gago, ingressou na música muito novo. Filho músico, ele passou por várias bandas como vocalista, porém, o foi dom de compor o tornou conhecido nacionalmente.

 O maranhense iniciou cedo na música. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)
O maranhense iniciou cedo na música. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)

“O interesse pela música surgiu cedo, meu vô era repentista, meu pai tocava e cantava na noite. Então, de tanto os ver tocando e cantando, me despertou o interesse pela música” afirma o artista que estreou como vocalista em uma banda, em 1988. “Comecei cantando, aos 17 anos, na banda JL Som Pop, em Porto Nacional, extinto Goiás, que hoje é Tocantins”, relembra.

 Em 1989, Gago criou sua sua primeira composição. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)
Em 1989, Gago criou sua sua primeira composição. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)

Mais tarde, Cruz Gago foi convidado para compor os vocais da banda Big Show de Imperatriz, passando pela banda Arco Ires, do Pará, Roda Vida de São Paulo e depois pela banda imperatrizense Sintonia, esta sua última banda. “Na Sintonia fiquei durante cinco anos, saindo direto para carreira solo, em 1999”, explica o artista.

 Além de compor, Cruz Gago também é cantor. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)
Além de compor, Cruz Gago também é cantor. (Foto: Divulgação/ Arquivo pessoal)

Em meio a agenda de shows, Cruz Gago sempre gostou de rabiscar versos. Em 1989 ele compôs a música Outdoor, sendo esta sua primeira criação. “Eu sempre compunha e guardava, devido a região não oferecer muitas possibilidades. A dupla Jandel & Jordão, quando foi gravar o primeiro disco, em 1998, solicitou algumas músicas e mostrei Tentei de Esquecer”, detalha o autor.

“O nome da música, em princípio, era Confissão, como na hora de gravar eles não lembraram, colocaram esse”, completa o compositor, que viu sua vida mudar após essa gravação que tornaria um dos maiores clássicos da música brasileira.

Veja também!

Cantores renomados gravam música de compositor joãolisboense

Cruz Gago arrecada R$ 12 mil reais com direitos autorais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.