Distúrbio alimentar

Obsessão por magreza pode ser anorexia nervosa

O alerta é da psicóloga Diana Régia Meireles Saraiva.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Magreza em exesso pode ser doença.
Magreza em exesso pode ser doença. (Divulgação)

IMPERATRIZ – “Está magro não quer dizer que a pessoa esteja com saúde”. O alerta é da psicóloga Diana Régia Meireles Saraiva, lembrando que o maior transtorno alimentar é conhecido como anorexia nervosa.

Os anoréxicos têm tanto medo de engordar, que sua percepção fica distorcida. “Anorexia nervosa é quando uma pessoa fica obcecada por magreza e sempre percebe-se deformada. Ou seja, ela se ver mais gorda do que realmente está, não consegue ver o real”, explica a especialista.

Diana Régia ressalta que pessoas anoréxicas tem a mente de uma pessoa gorda e faz uma alerta: “O indivíduo magro que se olha no espelho e se ver gordo precisa trabalhar sua autoestima, o esquema corporal, a insegurança o medo, para que essa pessoa possa administrar bem essa compulsão”.

A psicóloga lembra, que compulsão provoca distúrbios alimentares e se não tratados a tempo acarretam em outras doenças. A principal delas é a anorexia nervosa, além de bulimia que é quando a pessoa come muito e depois vomita.

Sintomas

Os principais sintomas da anorexia nervosa, de acordo com a Diana Régia, são preocupação exagerada por magreza, pensamentos distorcidos a respeito de si mesmo e evitar comer. Tais problemas aumentam o risco de uma depressão.

“Pessoa com esses distúrbios tendem a ficarem deprimidas, pois evitam participar de atividades sociais para evitar contato com comidas, ou seja, se auto sabotam”, alerta a psicóloga. “Procurar ajuda em tempo ágil evita um problema maior, que seja de difícil resolução”, finaliza a psicóloga Diana Régia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.