Dieta

Dieta sem orientação profissional pode provocar danos à saúde

Nutricionista garante que não existe milagre quando o assunto é perder peso.

Imirante Imperatriz com informações da asssoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
Não existe milagre quando o assunto é perder peso.
Não existe milagre quando o assunto é perder peso. (Divulgação)

IMPERATRIZ – Na busca pelo corpo perfeito, muitas pessoas colocam em risco a saúde ao aderir a dietas sem orientação profissional. A perda de peso rápida pode provocar uma redução na ingesta calórica, e, consequentemente, deixa o indivíduo fraco e desidratado, conforme alerta a nutricionista Kamilla Sampaio.

“Dietas sem orientação pode levar uma rápida e imensa perda de peso, Porém, se fizerem uma avaliação clínica posterior, é fácil constatar que esses indivíduos estão piores do que quando iniciaram a dieta”, afirma a especialista. “Dietas muito restritas deixam a pessoa fraca, menos ativa e desidratada”, completa.

Kamilla ressalta, ainda, que dieta sem acompanhamento nutricional, pode provocar aumento de peso, muitas vezes em dobro, e perda de massa muscular. “Esse tipo de dieta leva uma redução nas suas taxas metabólicas e, consequentemente, a perda de massa muscular”, destaca.

“Quando a dieta termina, o que obteve-se na verdade foi a perda de água e massa magra. Hábitos alimentares errados quando retomados ao normal, provoca ganho de peso, na maioria das vezes, mais do que antes”.

Kamilla é taxativa em dizer que não existe milagre quando o assunto é perder peso. “Para recuperação e manutenção da saúde, perda de peso ou ganho de massa muscular não existe milagre. Alcançar esses objetivos requer bons profissionais, comprometimento, disciplina e perseverança por meio do paciente”, enfatiza.

A nutricionista reitera que bons resultados dependem unicamente de uma alimentação equilibrada e prática de atividade física.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.