Lançamento

Livro "O Nobre Deputado" será lançando em ITZ

O lançamento ocorre nesta sexta-feira (15), no Palácio do Comércio.

Divulgação / Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h51
(Divulgação / Cassius Leandro)

IMPERATRIZ – Um dos livros mais polêmicos deste ano, “O nobre deputado”, será lançado nesta sexta-feira (15), em Imperatriz. O evento ocorre no Palácio do Comércio, às 19h30, cm entrada gratuita. A obra é de autoria do juiz da Comarca de João Lisboa e membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Márlon Reis.

Antes mesmo de seu lançamento oficial, que aconteceu em São Paulo, a obra irritou a Câmara dos Deputados e setores ligados à política brasileira, pois mostra os bastidores de práticas que levam corruptos ao Congresso Nacional, como a compra de votos e o financiamento de campanhas.

O Nobre Deputado apresenta resultados de uma pesquisa inédita realizada pelo juiz. Baseado em histórias reais, revela os meandros da política sobre como se define a eleição de um deputado federal ou estadual. As fontes foram mantidas em absoluto anonimato.

Cândido Peçanha

Márlon Reis ouviu mais de cem histórias e, com linguagem simples e acessível, reconstruiu a realidade baseada em um personagem fictício, chamado de Cândido Peçanha, que encarna ele próprio, as condutas descritas nos depoimentos colhidos, ou seja, é considerado um retrato dos políticos corruptos do país.

Alguns detalhes do livro já foram anunciados em uma reportagem exibida pelo Fantástico, o que resultou em uma série de críticas e intimidações contra o autor, por parte de membros da Câmara dos Deputados. No entanto, os dados apresentados são reais e fruto de uma pesquisa de doutoramento que deve ser apresentada ainda neste ano à Universidade de Zaragoza, na Espanha.

O livro, segundo o autor, é um grito de alerta à sociedade para a necessidade de mobilização para uma grande reestruturação do sistema eleitoral brasileiro que, por suas falhas, permite práticas de “Cândidos Peçanhas” em todo o país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.