Mês Das Noivas

Casamento: um ritual carregado de símbolos e significados

Veja os significados dos principais símbolos do casamento. A aliança é um dos mais representativos.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h54
 As alianças representam a externalização do compromisso entre o casal. (Foto: Divulgação / Silvia Matos)
As alianças representam a externalização do compromisso entre o casal. (Foto: Divulgação / Silvia Matos)

IMPERATRIZ – Um ritual carregado de símbolos e significados, assim é o casamento nas diversas culturas. Na sociedade ocidental, ele assumiu o título de um dos rituais mais importantes, principalmente, depois que a igreja incluiu-o como um sacramento sagrado.

E nesse processo de união, hábitos medievais são copiados até hoje pelos noivos em todo mundo. As alianças, o véu e a grinalda, o vestido branco, as flores, o buquê, por exemplo, não podem faltar no casamento.

Mas o historiador e professor José Nilson Oliveira, alerta para o fato de que o casamento varia nas diversas culturas, podendo haver o casamento entre o homem e uma mulher ou entre um homem e várias mulheres.

Ainda segundo José Nilson, todas as culturas estão arraigas de medos, símbolos e ritos. Assim, todas têm um conjunto de símbolos a que se atribuem diversos significados, e o casamento é cheio desses símbolos.

 O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda está ligado a uma crença antiga. (Foto: Divulgação / Silvia Matos)
O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda está ligado a uma crença antiga. (Foto: Divulgação / Silvia Matos)

Leia também

Fotos captam momentos inesquecíveis dos noivos

Casais aprendem sobre a vida a dois antes do sonhado ‘sim’

Vai casar? O cerimonial pode ser imprescindível no grande dia

Especialistas dão dicas de como escolher o vestido de noiva ideal

“Se você for a uma celebração de um casamento religioso em uma igreja evangélica ou católica, tanto em um como no outro, quem celebra o casamento são os noivos. Então, nós temos as alianças, o vestido, o véu, nós temos o buquê. Tudo isso compõe essa estrutura de simbologia que faz parte dessa estrutura do nosso casamento”, destacou.

Ainda segundo o historiador, a aliança “é a externalização do compromisso que existe entre aquele casal”. Já o buquê, que é carregado pela noiva, em um determinado momento é jogado e “quem o pegar terá a sorte ou a felicidade de casar-se breve ou de encontrar um noivo, uma pessoa amada”, afirmou Nilson.

O véu e a grinalda, segundo o historiador, vem de uma tradição oriental e assumem vários significados. “Muitas vezes se traduz como aquela que era casta, ou seja, virgem que está ali mostrando a todos que resolveu entregar-se único e exclusivamente ao seu amado”, ressaltou.

Mas, também, pode denotar uma coisa mística, “que esconde o rosto da noiva, em que em um determinado momento do rito, se levanta aquele véu para se dá o beijo. Uma ideia de descoberta, de revelação da noiva”, reitera.

 O branco simboliza a castidade e a pureza. (Foto: Divulgação / Andrea Santos )
O branco simboliza a castidade e a pureza. (Foto: Divulgação / Andrea Santos )

Os diversos rituais cumpridos durante os casamentos muitas vezes não são entendidos pelos convidados, por isso, o Portal Imirante Imperatriz apresenta o significado dos principais símbolos do casamento.

Alianças

A forma circular do anel, sem começo nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal, representa a eternidade do amor. O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda está ligado a uma crença antiga. Acreditava-se que nesse dedo existia uma veia que ia direto para o coração.

Vestido

A cor branca do vestido de noiva só foi popularizada no século XIX, no casamento da rainha Vitória, antes disso, não havia cor específica para a cerimônia. O branco simboliza a castidade e a pureza.

Véu

Significa, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira para entrar em uma nova vida, a de esposa. O véu, também, é uma referência à deusa da honestidade, "Vesta", que, na mitologia greco-romana, era a protetora do lar.

Grinalda

A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza.

Buquê

Para os antigos gregos e romanos, o buquê era formado por uma mistura de alho e ervas ou grãos. Esperava-se que o alho afastasse espíritos maus e as ervas ou grãos garantissem uma união frutífera. A entrega do buquê representa a despedida da noiva, que o atira para repartir com os convidados à felicidade dela.

 A entrega do buquê representa a despedida da noiva. (Foto: Divulgação / Andrea Santos )
A entrega do buquê representa a despedida da noiva. (Foto: Divulgação / Andrea Santos )

Damas de honra

A tradição de usar damas de honora remonta ao tempo dos romanos. As damas de honra eram exigidas, protegiam a noiva, vestindo-se de maneira semelhante à noiva, enganado assim os maus espíritos, impedindo-os de reconhecerem a noiva. No século XIX, elas viraram sinal da elegância de uma cerimônia.

Flores

Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Arroz

Uma das mais antigas tradições de casamento é jogar arroz nos recém-casados. Tradição que dos antigos hindus e chineses, culturas em que o arroz era símbolo de frutificação e prosperidade, assim jogar arroz nos casados após a cerimônia é um oferecimento de fertilidade.

Beijo

Muitos acreditavam que o casal trocava espíritos na respiração e parte de suas almas eram compartilhadas. Para outros, o beijo significa uma homenagem que o noivo faz a família da noiva.

Bolo

Antigos romanos partiam um bolo na cabeça da noiva para simbolizar fertilidade ou abundância. Muitas outras culturas jogavam trigo, farinha ou bolo na cabeça da noiva e depois comiam os restos para terem sorte.

Lua-de-mel

Tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na lua nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. Em Roma, os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos, para que estes tivessem uma “vida doce”.

Noiva do lado esquerdo do noivo

É uma tradição que remonta à Idade Média e está relacionada a questões de segurança e proteção. Caso algum homem tentasse roubar a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada, usando o braço direito para o combate.

Bem-casados

Além de agradecer aos convidados, os bem-casados denotam uma eterna e doce união dos noivos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.