Artes Pláticas

Conheça um pouco sobre o artista plástico Tom Neves

Artista imperatrizense já expôs seus trabalhos no Brasil e no exterior.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

IMPERATRIZ - José Antonio Neves da Silva ou, simplesmente, Tom Neves, 50 anos, maranhense da cidade de Pedreiras, veio para Imperatriz em 1980 em busca de fazer carreira na música, porém, foi na pintura que o artista plástico se firmou.

Tom conta que cresceu com a arte pulsando por todas as partes do corpo, com destaque para a pintura. “A pintura faz parte da minha vida. Tudo que eu vivo e faço, faz parta da pintura”, conta Tom.

Para o artista, apesar das dificuldades, a arte trouxe-lhe o mundo. “A dedicação e o relacionando com o mundo da arte me trouxe o mundo. Comecei em Imperatriz e era uma dificuldade muito grande, pois, não tinha mercado, não tinha material, não tinha pincel, não tinha tinta, não tinha nada”, relembra.

“Eu comecei a fazer lista do material que precisava e indicar para as livrarias, e então, a coisa foi fluindo. Alguns colegas começaram a se interessar também”, completa o artista que se orgulha em ter sua arte internacionalizada por vários países como Japão e Europa.

Exposição

Após o sucesso da exposição Caras do Brasil, a qual Tom retratou a cultura indígena por meio de seus quadros, o artista, considerado um dos pintores mais brilhantes das artes plásticas maranhenses da atualidade, prepara mais uma exposição, dessa vez, sobre as frutas típicas da natureza da Região Tocantina.

“Vamos mostrar, por meio das artes plásticas, o que temos para comer na nossa região. São frutas como pequi, buriti, bacuri, pitomba, bruto, jaca, que vamos pegar e transformar em uma grande exposição”, revela o Tom. Ele lembra, ainda, que será o primeiro artista brasileiro a fazer uma exposição hiper-realista.

Tom adianta que já começou a produção das telas. “Já temos umas três telas prontas, algumas esboçadas e outras que estão sendo pesquisadas de forma profunda com levantamentos sobre as histórias de cada fruta”, diz. “São histórias que cada fruta traz, como os remédios que são feitos com cada espécie”, ressalta Tom que pinta mais no horário da noite, de preferência ouvindo música.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.