Semana Mundial da Voz

Conheça os alimentos que ajudam a melhorar a voz

Entre eles estão frutas como maçã, uva, pera e morango.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h55
(undefined)

IMPERATRIZ – Em comemoração à Semana Mundial da Voz, o Na Mira conversou com a fonoaudióloga Sheilla Rufhat Belchior, que deu algumas dicas de como cuidar da voz e exercer plenamente suas funções. As recomendações são especialmente às pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho.

A principal dica da especialista para manter a saúde da voz começa pela alimentação. “São cuidados simples, acessíveis, que todos podem ter. A maçã, por exemplo é uma fruta muito adstringente, que limpa a garganta, além de ser rica em água, fator fundamental para a hidratação da voz”, explica. Sheila acrescenta que a maçã é o desengordurante das cordas vocais.

Outras frutas bastante ricas em água, ingrediente fundamental na hidratação da voz: são uva, morango, pera, laranja. “Essas frutas contribuem para que a saliva fique mais fina, o que faz com a voz se canse menos, a pessoa tenha menos pigarro, menos ardor, além de evitar o excesso de atrito”, frisa. “É recomendável substituir nos lances, as frituras, massas por grutas”.

Além das frutas, Sheila lembra, ainda, a importância da água nos cuidados com a voz. “A cada uma hora, sem a pessoa sentir sede, beba água como se fosse um remedinho, esse pequeno cuidado mantém as cordas vocais sempre hidratadas, deslizando”, afirma.

Pigarro

Sheilla Rufhat alerta que na maioria das vezes, o pigarro ocorrem por falta de hidratação nas cordas vocais. “O pigarro nada mais é do que a saliva grossa. E para afinar essa saliva a recomendação é beber água de hora em hora e comer, pelo menos, uma fruta no período da manhã e outra na parte da tarde”.

A falta de cuidados com a voz e os abusos vocais acarretam sérios problemas como nódulos vocais (nodulações semelhantes a calos) e edemas (inchaço das pregas vocais). Tudo isso, de acordo com a fonoaudióloga, podem ser evitados apenas com cuidados simples e acessíveis a todos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.