Lançamento

Juiz Márlon Reis lança 'O Gigante Acordado'

Márlon Reis é um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa (LC n˚ 135/2012).

Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h57

IMPERATRIZ - O juiz maranhense Márlon Reis, que reside em Imperatriz, lança nesta quinta-feira (20), às 19h, no auditório do Ceuma (Campus Renascença), o livro “O Gigante Acordado – Caminhos Para a Revolução Democrática Brasileira”.

O livro trata de assuntos como reforma política, ficha limpa e mobilização social. Em "O Gigante Acordado", o magistrado destaca as ações do povo brasileiro que se estão tornando menos isoladas e mais fortes através de cobranças, manifestações e posicionamentos.

O lançamento já ocorreu em Brasília, São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Teresina.

Trajetória

Juiz de direito no Maranhão, membro de fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, fundador e presidente da Abramppe – Associação Brasileira dos Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais; um dos redatores da minuta da Lei da Ficha Limpa (LC n˚ 135/2012), vencedor do I Prêmio Innovare “O Judiciário do Século XXI” com o projeto Justiça Eleitoral e Sociedade Civil, concedido pela Fundação Getúlio Vargas, Ministério da Justiça e Associação dos Magistrados Brasileiros.

Em 2009, foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes. Coordenador do programa de pós-graduação a distância (EAD) em Direito Eleitoral (WDireito/Instituto AVM); ministrou a disciplina “Abuso de Poder Político e Econômico” no programa de pós- graduação em Direito Eleitoral da Universidade de Brasília. Possui diploma de Estudos Avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidad de Zaragoza (Espanha), onde atualmente cursa programa de doutorado; autor do livro “Uso Eleitoral da Máquina Administrativa e Captação Ilícitação de Sufrágio” (Editora da Fundação Getúlio Vargas) e coordenador do livro “Ficha Limpa – Lei Complementar nº 135/2010 – interpretada por juristas e responsáveis pela iniciativa popular” (EDIPRO); ministrou, no Tribunal Eleitoral do Poder Judiciário da Federação do México, curso sobre o modelo brasileiro de inelegibilidades.

Foi selecionado pela Universidade de Stanford para representar o Brasil no Draper Hills Summer Fellowship Program (2012); em 2013, proferiu palestras na Malásia, Tunísia e Alemanha; também em 2013, foi agraciado pelo Senado Federal com a Comenda Dom Helder Câmara, por relevantes serviços prestados à defesa dos Direitos Humano. É autor dos livros “Direito Eleitoral Brasileiro” (Editora Leya-Alumnus) e “O Gigante Acordado” (Leya). Tem atuado como palestrante e conferencista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.