Cuidados

Saiba como usar o filtro solar corretamente

Independentemente do FPS, todas as pessoas precisam usar.

Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h58
 Dr. Régis Júnior ensina como usar protetor solar corretamente. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)
Dr. Régis Júnior ensina como usar protetor solar corretamente. (Foto: Angra Nascimento/ Imirante Imperatriz)

IMPERATRIZ – A maneira correta de aplicar o protetor solar faz toda a diferença para conseguir o máximo de proteção para sua pele. De acordo com o dermatologista Régis Júnior, a aplicação errada do filtro pode reduzir o FPS (Fator de Proteção Solar) para menos da metade.

O primeiro passo é saber qual região do corpo será aplicado o protetor. O dermatologista esclarece que para cada região existe um tipo de protetor e uma forma de aplicar. “No rosto é recomentado um protetor solar com características mais seca, em decorrência da oleosidade natural do rosto. O mais ideal são protetores em gel”, alerta. Para o restante do corpo, Regis recomenda um filtro que deixa a pele mais oleosa”.

Regis Júnior lembra, ainda, a questão do fator. “Como na nossa região os índices de irradiação solar estão sempre no vermelho de janeiro a janeiro, então, o ideal é um filtro com fator de 30 para frente”, afirma, ressaltando que o número do fator vai depender do índice de exposição solar. “Se a pessoa tem menos exposição solar usa 30, se tem mais exposição, o ideal é a partir de 50”.

Para o produto ter a eficácia esperada, o dermatologista recomenda uma aplicação correta. “A recomendação é que seja feita uma primeira aplicação e depois de 15 minutos, uma segunda. Feito dessa forma, o fator de proteção se aproxima ao máximo do rótulo do produto”, esclarece para explicar que quando o protetor é 30 FPS, na prática ele não terá a eficácia do filtro 30.

Pessoas de pele clara, sensível à ação dos raios solares, são as principais vítimas do câncer de pele. Por isso o uso do produto é indispensável. “Quanto mais branca for a pele da pessoa, mais vulnerável aos raios ela está. Então, pessoas de pele clara, precisam, obrigatoriamente, usar protetor solar. Minha recomendação é: a pessoa só precisa usar um filtro, se for usar roupa”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.