Lançamento

Livro lançado tem como tema filosofia e esfera pública

O livro é de autoria do professor da UFMA José Henrique Assai.

Safira Pinho/ Imirante Imperatriz*

Atualizada em 27/03/2022 às 11h59

IMPERATRIZ - Professores e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) participaram do lançamento do livro “Filosofia política: Emancipação e espaço público”, de autoria do professor do curso de (LCH) José Henrique Assai, com parceria de colegas convidados de outras universidades.

Segundo livro lançado pelo professor Assai, a obra trata de reflexões acerca de pensamentos políticos que tangem a filosofia, passando pelos fundamentos políticos e pela organização de estados e municípios da Região Tocantina. Visa, ainda, contemplar diferentes embasamentos sobre a esfera pública, tratando de temas como direitos humanos e cidadania com um olhar filosófico voltado para uma maior praticidade.

O livro, que surgiu de um projeto próprio do docente, durou cerca de nove meses para ser produzido e se destaca por apresentar um saber filosófico próximo das pessoas, que se preocupa com o cotidiano. “Minhas atividades, não só na academia, como para além dela também, tem como um dos pontos centrais o projeto de emancipação para as pessoas que estão mais antenadas. E na academia tenho a possibilidade de dar continuidade”.

O autor ressalta ainda a importância dessa maior dedicação a produção local de livros. “Além da valorização do público, esse ato também faz com que o campus seja reconhecido, não só pelos discentes, como também pelos demais docentes, sendo este o ponto relevante em questão”, complementou José Henrique Assai.

Foi realizado o relançamento do livro “O Sertão: Subsídios para a história e a geografia do Brasil”, de Carlota Carvalho. Em sua 4° edição, a obra foi apresentado pelo jornalista e historiador de Imperatriz, Adalberto Franklin, que destacou sua relevância histórica e social.

“O Sertão”, aborda temáticas da Região Tocantina, tendo dedicado capítulos para falar exclusivamente da história de cidades como Carolina, Riachão e Imperatriz. O maior capítulo apresenta a história do Brasil, relacionada à alguns fatos maranhenses. Traz à tona aspectos ainda pouco conhecidos de movimentos sociais importantes da história, como a balaiada.

*Com informações da assessoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.