Projeto

Oficina reúne compositores e músicos em ITZ

O projeto "Trilhas e Tons" percorre cidades maranhenses com oficinas de teoria musical.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – O ritmo das músicas conhecidas pelos alunos agora viram símbolos no quadro da sala de aula do projeto “Trilhas e Tons”. Cerca de 20 alunos participam da oficina gratuita que é realizada desde o início da semana e encerra amanhã (1º), no Sindicato dos Bancários em Imperatriz.

Músicos amadores e profissionais fazem parte de um grupo que discute, pergunta e aprende o que já sabem fazer na prática: música. Durante uma semana os alunos acompanham conteúdos que vão desde os princípios básicos da música até a formação de acordes.

Para Anderson Lima, que toca violão desde os 12 anos, oportunidades como esta são raras na cidade, e é um momento de aproveitar para trocar conhecimento. “Sempre estudei por conta e o que eu considero mais interessante aqui é a oportunidade de tirar dúvida. Entendo que essas atividades podem fomentar o estudo da música popular ou erudita e o ideal é que isso se torne público, popular e gratuito”, comentou o aluno.

Prata da casa, o cantor e compositor Zeca Tocantins, acompanha cada detalhe do que é comentado durante as aulas. Segundo ele, os músicos locais não têm esse acompanhamento no que diz respeito à teoria musical. “Somos intuitivos, não temos uma escola de formação e estudo de construção musical. Esse é um momento raro, é importante que a gente possa aproveitar esse momento”, afirmou.

Como o tempo é curto, os conteúdos são trabalhados de forma intensiva durante a semana. “A proposta é capacitar os mais diversos segmentos de músicos, e as pessoas interessadas em adentrar ao universo da teoria musical aplicada a música popular. É um passo bastante relevante, para quem nunca teve uma iniciação na teoria”, destacou o instrutor Nosly Marinho.

A iniciativa é uma parceria entre os músicos maranhenses Wilson Zara e Nosly Marinho, e como objetivo difundir e aprimorar o conhecimento da teoria musical em cidades do interior do Maranhão. Ao final da oficina, os alunos participam de uma apresentação para mostrar o resultado das aulas e receber o certificado de participação. O projeto é patrocinado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar) via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.