Capacitação

Projeto "Trilhas e Tons" chega à Imperatriz

O projeto oferece oficinas de teoria musical aplicadas à música popular.

Imirante Imperatriz com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

IMPERATRIZ – Após viajar por sete cidades maranhenses, chegou a vez de Imperatriz receber o projeto social Trilhas e Tons, que inicia nesta segunda-feira (28), no auditório do Sindicato dos Bancários de Imperatriz, localizado na rua Maranhão.

Desenvolvido para dar mais força à cultura maranhense, a ideia do projeto é disponibilizar oficinas de teoria musical aplicadas à música popular. “Nós estamos muito contentes, pois é evidente o poder que um projeto de cultura ou esporte tem de humanizar e fortalecer o sentimento de amor na sua comunidade, além disso, a nossa sociedade é seletiva e seleciona pela educação”, afirmou o coordenador do projeto, Wilson Zara.

A ideia do projeto surgiu da parceria de Wilson Zara com o músico e compositor Nosly Marinho Júnior, ambos artistas maranhenses, ao perceberem que nas escolas de música, em geral a música clássica é o principal foco e a aprendizagem dos instrumentos populares, como violão e teclado, são menos executados. Assim, o público alvo se destina a quem já toca algum instrumento e não teve oportunidade de estudar a base teórica, o que aumenta a compreensão musical, principalmente, com as características da música maranhense.

Turnê

O projeto viaja por todo o Estado e aplica 20h aula no período de uma semana em cada município escolhido. A primeira turma foi recebida em São Luís, onde se consolidou o nascimento do projeto no dia 15 de julho deste ano e logo seguiu para Barra do Corda, Chapadinha, Bacabal e Caxias e Grajaú com um público variado entre crianças e adultos que tem aptidão e gosto pela música.

Ao final da oficina, os alunos participam de uma apresentação para evidenciar o resultado das aulas. “Sempre que passamos por uma cidade ficamos bastante impressionados com o rendimento deles, até porque você descobre que existem muitos talentos escondidos que só precisam ter um estudo musical aprofundado para se destacarem”, destacou Zara, que espera atender até 300 alunos ao final da primeira temporada do projeto, que é patrocinado pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio lei estadual de incentivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.