Casar Bem

Casamentos aumentam 17% no último ano em ITZ

Os dados são do cartório de 1º Ofício Extrajudicial de Imperatriz.

Alan Milhomem / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 12h07

IMPERATRIZ – O número de casamentos aumentou em 17% no último ano em Imperatriz. Em 2011 foram 893 cerimônias matrimônios realizadas pelo cartório de 1º Ofício Extrajudicial de Imperatriz. Deste total, 718 foram cerimônias civis e 175 foram religiosas com efeito civil. No ano passado, esse número saltou para 1.047 casamentos, a maioria deles (825), foram matrimônios civis.

De acordo com a titular do cartório, Maria das Graças Veloso, os meses de maior procura para a realização dos casamentos são maio e junho, mas, segundo a oficial, nos meses de novembro e dezembro a procura tem aumentado muito. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 35% da população imperatrizense é casada.

Mesmo com a grande procura no fim de ano, muitos ainda preferem manter a tradição e casar no mês dedicado as noivas, que também é dedicado a Maria mãe de Jesus, na tradição católica, e muitos devotos preferem casar esse mês como aconteceu com Pâmula Rejane que dedicou o casamento a Nossa Senhora. A tradição, segundo os historiadores, além do lado da religião Católica, o mês, também, é dedicado as mães e as flores, o que inspira muito casais.

Os casamentos movimentam, ainda, a economia. A celebração tão esperada para muitos casais envolve empresas especializadas em festas, vestidos de noivas, cerimonialistas, salões de beleza, empresas do ramo da decoração, entre outras. Só no ano passado os brasileiros gastaram cerca de R$ 14,8 bilhões com cerimônias e festas de casamento, o valor é 8% maior do que o desembolsado em 2011, segundo Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais.


Para a proprietária de uma loja especializada em vestidos de noivas, Teresa Vasconcelos, muitas mulheres ainda sonham em casar vestida de noiva e são exigentes na hora de escolher o figurino para a cerimônia matrimonial. “Hoje as noivas estão quebrando muitos paradigmas e inovam nas festas, isso têm movimentado o setor”, afirmou. (Foto: Denise Lima).

Para ler mais notícias do Na Mira, clique imirante.com/namira. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.