Admirável Gado Novo

Canção de Zé Ramalho vira tema em questão do Enem 2021

A música foi citada em questão que abordava a ditadura militar.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 19h03
A canção Admirável Gado Novo foi lançada originalmente em 1979
A canção Admirável Gado Novo foi lançada originalmente em 1979 (Foto: Divulgação)

BRASIL - Uma das músicas mais famosas da carreira do cantor Zé Ramalho, a canção Admirável Gado Novo, foi tema de uma das questões do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (21). Os alunos deveriam interpretar um trecho da letra que abordava contexto do regime de ditadura militar.

A canção Admirável Gado Novo foi lançada originalmente em 1979, em uma época onde o Brasil vivia sob a ditatura militar. Em nota, Zé Ramalho disse estar feliz por ter sua música colocada como pauta de uma questão do Enem 2021. "É uma prova de que essa letra contém situações sociais e políticas atualizadas, acho que para sempre. Desde que o conceito de 'atualizada' refere-se à situação também 'para sempre' do povo brasileiro", disse o artista."

A questão que continha um trecho da música de Zé Ramalho esteve presente na prova de ciências humanas e solicitava ao aluno que relacionasse a canção com a época em que foi divulgada. Os versos falam sobre "massa" e "vida de gado". "Sinto-me recompensado por essa letra, que já tem quase 50 anos, estar se destacando nessas avaliações oficiais do conhecimento atual dos alunos, que estão sendo testados", finalizou Ramalho.

Segundo o professor de História do Descomplica, Renato Pellizzari, a resposta correta gira em torno de citar uma postura de passividade na sociedade brasileira durante o regime militar. Ouça a música:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.