Dúvida Comum

Por que as pessoas traem? É possível perdoar uma traição? Quem trai mais? Professor de psicologia responde

Estudo mostra que no Brasil a média de traição é de 40,5%.

Imirante.com com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Para o professor de Psicologia, Jefther Lima, a traição não possui uma definição comum.
Para o professor de Psicologia, Jefther Lima, a traição não possui uma definição comum. (Foto: Alex Green no Pexels)

Você já se perguntou por que as pessoas traem? Essa pergunta deve aterrorizar bem mais a mente daqueles que já foram traídos, mas no final das contas, todo mundo pensa nesse assunto. Existem algumas velhas máximas sobre esse tema, por exemplo, “homens traem mais que as mulheres”. Será que essa afirmação procede? Bom, que tal descobrir os mitos e verdades que rondam essa discussão?

Nada melhor que uma boa história para entender um assunto, acertei? Jéssica (nome fictício para uma fonte que não quis se identificar), já esteve do outro lado, traiu seu ex-namorado há três anos atrás. Hoje ela se arrepende da atitude.

“Aconteceu porque eu namorava uma pessoa - que tinha vários motivos para não desconfiar de mim -, mas escolheu desconfiar. Por detestar esse tipo de coisa, por exemplo, se alguém diz que não fiz algo, vou lá e faço, para a pessoa ter um motivo pra dizer que eu fiz. Por isso eu traí”, explica.

Jéssica alega que já queria terminar o relacionamento há algum tempo, antes da situação. O mais curioso (ou não) da história, é que após saber da traição, o namorado ainda tentou reatar o relacionamento. “Mas ele não confiava mais em mim, na cabeça machista dele, duas pessoas só podem estar perto porque terão algo”, conta.

A psicologia explica?

Para o professor de Psicologia, Jefther Lima, a traição - assim como a maioria dos assuntos tratados dentro do campo psicológico - não possui uma definição comum. Ele explica que cada caso é um caso e tudo depende da relação de cada casal.

“Para alguns, fazer uso de pornografia pode ser considerado uma forma de traição, olhar ou se sentir atraído por outras pessoas também. Alguns casais consideram traição apenas o sexo, outras consideram se apaixonar ou ter sentimentos por outros. Precisamos olhar esse fenômeno a depender de cada caso”, afirma.

Por que as pessoas traem?

Essa é outra pergunta que nunca terá uma resposta fechada. Mas para o professor, uma pessoa pode trair por não se sentir satisfeita dentro do seu relacionamento. Além disso, há casos em que a traição ocorre por outros motivos. “Uma pessoa seduziu ou foi seduzida, uma coisa muito episódica, não foi planejado, mas só aconteceu”, destaca.

Há ainda, a velha afirmação citada no início do texto, que diz que os homens são mais propensos a trair. De fato, desde a pré-história, o homem tem tendências não monogâmicas e atualmente isso ainda pode ser comprovado: a média de traição entre homens no Brasil é de 50,5%, segundo um estudo realizado pelo Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Jefther Lima, complementa essa pesquisa destacando que, realmente, os homens têm uma tendência muito maior a trair. “Vivemos em uma sociedade em que a traição e o tesão do homem são ‘justificados’ pela sociedade. E essa sociedade não considera a sexualidade e interesses das mulheres. Por isso, é mais normalizado para os homens”, pontua.

Entre homens e mulheres, a média de traição constatada pelo estudo é de 40,5%. Como mostra a história, as relações e a própria Psicologia, é difícil apontar, com clareza, um motivo específico para as pessoas traírem. Seja qual a razão que leve uma pessoa a trair, fato é que recuperar a confiança do outro vai depender de um esforço do casal.

“É possível perdoar uma traição, mas vai depender do casal, da forma como vai passar por essa situação e identificar o que ocasionou. Se, efetivamente, você encontrar os problemas que justifiquem esse comportamento, é super possível passar por cima do que aconteceu e seguir em frente”, comenta o psicólogo.

Para encerrar, Jefther ainda fala sobre a possibilidade de um episódio de traição - para alguns casais - melhorar o relacionamento, pois situações que “causaram” a infidelidade podem ser debatidas e resolvidas em conjunto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.