Astrologia

Horóscopo mensal: veja as previsões do seu signo para o mês de outubro

Saiba o que a astrologia diz sobre cada signo e ascendentes.

Na Mira, com informações do Gshow

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01
Previsões são para o mês de outubro deste ano. (Foto: Divulgação)
Previsões são para o mês de outubro deste ano. (Foto: Divulgação)

BRASIL - O mês de outubro está só começando. De acordo com a astrologia, todas as previsões, seguindo as regras dos horóscopos, são mais marcantes para quem tem o ascendente no signo, e secundariamente para quem tem o Sol no signo. Logo, veja a previsão para o seu signo ascendente.

ÁRIES

O mês inteiro de outubro é marcado pela oposição de Sol, Mercúrio e Marte ao Signo de Áries. E esse evento astrológico que só ocorre a cada dois anos e meio, aproximadamente. Isso costuma ter duas implicações marcantes:

Uma inclinação a disputas e conflitos nas relações afetivas, assim como nas sociedades profissionais, quando existirem. O eventual antagonismo entre as partes é algo normal em qualquer relacionamento, mas quando Marte está envolvido a coisa pode sair da proporção.

É preciso compreender que o antagonismo eventual em uma questão específica não significa que você e a outra pessoa precisem se tornar inimigos. Importante, portanto, saber administrar essas diferenças para que o que existe de bom não se desgaste. Atenção redobrada aos dias 6, 7, 12, 13, 19, 20, 26, 27 e 28, que é quando a Lua reforça a inclinação ao stress nas relações.

Em segundo lugar, a oposição marciana se manifesta como uma redução da vitalidade. É importante evitar desgaste físico desnecessário, reduzir a atividade física de impacto e se concentrar em técnicas de relaxamento. Força e agressividade, neste momento, não resolvem muito. Melhor apelar para a diplomacia. Se parecer estranho exercer a diplomacia, lembre-se que não há nada que não seja possível aprender.

Mercúrio e Sol em oposição ao signo de Áries sugerem a oportunidade para desenvolver empatia, alteridade, capacidade de se colocar no lugar do outro. Para as pessoas de Áries que passaram a vida colocando a si mesmas em primeiro lugar, é uma oportunidade e tanto. Para os tipos que - por questões astrológicas ou de maturidade – já possuem esta capacidade desenvolvida, outubro tenderá a ser mais suave, com mais diálogo e possibilidade de harmonização entre partes que antes se antagonizavam.

A partir do dia 8, viagens podem ser bem agradáveis e divertidas, embora ainda seja importante tomar os devidos cuidados devido à crise sanitária.

TOURO

Até o dia 23 de outubro, o trânsito solar joga luz sobre todos os detalhes fundamentais à organização da vida das pessoas de Touro. Coisas que talvez tenham sido negligenciadas nos últimos meses passam a ter importância ao longo deste mês, permitindo ordenação do que estava caótico ou pouco sistematizado. Termina sendo, por consequência, um período excelente para cuidar da saúde e observar os próprios hábitos, eliminando os ruins e estimulando os bons.

Os dias 6 e 7 serão os mais marcantes no que diz respeito a tudo isso. A retrogradação de Mercúrio ocorre até o dia 18, estimulando intensamente o processo de revisão dos próprios hábitos.

Para quem tiver animais de estimação, é preciso redobrar os cuidados, sobretudo na última semana de outubro. Há risco de adoecimentos e incidentes de animais, mas não é nada que não seja possível contornar, nem que seja pela via da redução de danos.

Atenção para os dias 21 e 22 são especialmente instáveis, sugerindo perturbações emocionais e uma tendência a tomar decisões impulsivas, pouco condizentes com o tradicional pragmatismo taurino.

Após o dia 23, o trânsito solar passa a jogar luz sobre os relacionamentos das pessoas taurinas, o que estimula o diálogo, a escuta do outro, a possibilidade de entendimento e de ajustes no amor ou nas relações profissionais. Se houver algum tipo de acordo ou contrato a ser assinado, recomenda-se dar preferência para resolver isso a partir do dia 23.

GÊMEOS

A partir do dia 8 de outubro, o trânsito do planeta Vênus beneficia favoravelmente a vida amorosa, estimulando o entendimento e a harmonia. Pessoas de Gêmeos que estiverem acompanhadas terão várias boas oportunidades para aprimorar o relacionamento e torná-lo mais prazeroso.

Já as pessoas solteiras passarão por paqueras bastante interessantes. Os dias 10 e 11 tendem a ser especialmente bons nesse sentido, graças ao trânsito lunar que vem se somar ao de Vênus.

Até o dia 18 de outubro, o trânsito de Mercúrio retrógrado instigará as pessoas de Gêmeos a revisar os próprios hobbies. O que oferecia diversão parecerá ser menos divertido, enquanto outras formas de lazer chamarão a atenção.

Para as pessoas de Gêmeos que forem pais ou mães, outubro é um mês interessante para rever a forma de educar os próprios filhos. Perguntas comuns envolverão coisas como “será que existem outras formas de criá-los?”, “quais os meus acertos e erros?”.

Como Marte também está envolvido, é bem possível que tais questionamentos venham acompanhados de conflitos com os filhos, mas não é nada que não dê para contornar.

A Lua Nova entre os dias 6 e 7 estimula a criatividade, a capacidade de inventar novas formas de fazer qualquer coisa, dos deveres profissionais até o sexo. A Lua Cheia, que ocorre entre os dias 20 e 21, abre boas possibilidades de interação social e festividades. Apenas não esqueça que estamos enfrentando riscos sanitários que demandam cuidados fundamentais.

CÂNCER

Outubro para as pessoas de Câncer, é um mês delicado para questões que envolvem lar e família. Marte predispõe a conflitos e divergências, principalmente na primeira semana do mês. Mas tenha calma, basta ter cautela para não superdimensionar conflitos que têm fácil solução.

Pelo menos até o dia 18 de outubro, por conta de Mercúrio retrógrado, as pessoas de Câncer precisarão rever, repensar e reavaliar a forma como lidam com a própria família. Uma vantagem Mercúrio retrógrado faz: excelente momento para reformar a casa onde se vive, embora não tão bom momento para mudar de uma casa para outra.

A Lua Nova ocorre entre os dias 6 e 7, estimulando maior atenção dada a questões domésticas. A Lua Cheia, por sua vez, ocorre entre os dias 20 e 21, sugerindo risco de conflito entre trabalho e vida doméstica, o tipo de conflito “efeito cabo de guerra”, em que ambos os setores da existência ficam disputando nossa atenção. É possível dar atenção às duas coisas? Claro que sim. Mas será preciso priorizar uma delas, e apenas você poderá definir qual demandará, no momento, a devida prioridade.

Ainda que seja um dos meses mais críticos do ano de 2021 para as pessoas de Câncer, não será de todo isento de alegrias. O lance é que os prazeres serão extraídos das pequenas coisas, e será preciso exercitar a capacidade de distanciamento, de modo a não ser deixar arrastar pelos problemas de familiares.

LEÃO

Outubro é um mês especialmente intelectual para as pessoas de Leão, com oportunidades muito boas de cursos, estudos, leituras edificantes.

Mercúrio retrógrado até o dia 18 de outubro favorece sobretudo que as pessoas leoninas releiam algo que já leram, pois a compreensão do conteúdo tenderá a ser muitíssimo melhor. Excelente oportunidade para retomar estudos que foram difíceis de compreender no passado. A possibilidade de aprendizado está otimizada.

Por outro lado, Mercúrio retrógrado sugere, para as pessoas de Leão, risco de envolvimento em fofocas, seja como alvo delas ou como propagador dos boatos. Mas se trata de uma predisposição fraca e perfeitamente contornável. Basta ter um cuidado especial para não propagar informações sobre as quais você não tem certeza, ou mesmo informações certas, porém nada edificantes.

Em meses anteriores, já foi dito que 2021 é um ano interessante para as pessoas de Leão, no que tange a relacionamentos. Júpiter e Saturno favorecem os compromissos, sejam eles amorosos ou profissionais. Entretanto, outubro tende a ser ainda mais favorável, por conta de todas as qualidades planetárias no Elemento Ar, que dão combustível ao Elemento Fogo do entusiasmo leonino.

Vários serão os dias de outubro favoráveis às relações sociais, acordos e ajustes amorosos: 6 e 7 quando a Lua estará em Libra; 14 e 15, quando a Lua estará em Aquário; 24 e 25, quando a Lua transitará por Gêmeos.

VIRGEM

Conflitos e disputas por motivo de dinheiro tendem a ser uma constante ao longo do mês de outubro. Mas que fique claro: sabendo disso, é possível reduzir os problemas. O lance é que brigar talvez seja necessário em vários momentos, mas você precisará escolher suas disputas. Se tentarem atravessar seu espaço, você precisará defendê-lo e isso envolve brigar, é claro. Mas justamente porque esse tipo de atrito não é agradável, é preciso saber quando, onde e como brigar.

A primeira semana de outubro será mais intensa no que diz respeito à inclinação a disputas por território ou dinheiro.

Mercúrio retrógrado entra na jogada até o dia 18, indicando que outubro constituirá uma oportunidade importante para as pessoas de Virgem revisarem a forma como lidam com seus próprios recursos financeiros.

De que forma os bens são administrados? Quais investimentos têm sido feitos? Como poupar mais eficientemente? Tudo isso estará na pauta de outubro, e não seria nada mau empenhar tempo e energia para estudar tais questões. Mas lembre-se: mais importante do que comprar e vender coisas, até o dia 18 será preciso pensar, repensar, revisar. Deixe os movimentos importantes de compra e venda para depois desse dia, se possível.

A partir do dia 8, Vênus favorece a harmonização familiar e do lar como um todo. O embelezamento da casa, as reformas capazes de trazer mais paz e bem-estar ao lugar onde você mora, tudo isso é favorecido pelas qualidades venusianos.

A partir do dia 23, o trânsito solar favorece viagens rápidas, estudos e cursos. Ótimo momento para arejar a mente e interagir com as pessoas, fazer contatos que poderão ser muito interessantes profissionalmente em um futuro de médio prazo. Apenas mantenha os devidos cuidados sanitários nessas interações sociais, e tudo correrá bem.

LIBRA

Outubro de 2021 é um dos meses mais importantes para as pessoas de Libra, por uma série de razões.

Primeiro porque é o mês em que a maioria das pessoas deste signo faz aniversário, o que já mostra a importância de consultar como será o seu próximo ano em sua revolução solar aqui.

Em segundo lugar porque o planeta Marte, após dois anos e meio, voltou a transitar pelo signo de Libra. Isso aumenta consideravelmente a energia vital das pessoas deste signo. Haverá sensação de força, disposição para enfrentar desafios e capacidade para superar obstáculos que antes pareciam intransponíveis.

Sabe aquela coisa que em meses anteriores parecia um problemão que você não conseguia resolver? Pois é, em outubro é bem provável que você consiga solucionar. Não é que o problema se tornou menor. Você, sendo de Libra, ficou mais forte. Que tal aproveitar a deixa para intensificar a prática de atividades físicas? Os resultados tenderão a ser impressionantes!

Há, contudo, um efeito colateral para este ciclo de Marte: eventuais explosões de agressividade que não fazem bem o perfil do signo. Mas, em outubro, acontecem. Especial cuidado com os dias 6 e 7, além de 20 e 21.

Até o dia 18, Mercúrio estará retrógrado em Libra, enfatizando a importância de rever as próprias convicções, tomar cuidado com o que você comunica. Conversas importantes deverão ser adiadas para após o dia 18, e convém também evitar terminantemente assinar contratos significativos até essa data.

O alinhamento de Mercúrio retrógrado a Marte entre os dias 9 e 12 de outubro pode ser perigoso no sentido de estimular discussões verbais e fazer você perder muito tempo com polêmicas desnecessárias. Nesses dias, convém se afastar voluntariamente de ambientes físicos ou virtuais que estimulem tais polêmicas.

ESCORPIÃO

Outubro será um mês de profundas revisões para as pessoas do Signo de Escorpião. Haverá predisposição para a introversão, para o recolhimento. Convém respeitar isso e não forçar atividades sociais, por uma ampla gama de razões.

Primeiro, porque o Sol iluminará os processos inconscientes, trazendo luz e importantes insights que permitirão mais autoconhecimento.

Em segundo lugar, porque Mercúrio retrógrado estimulará a revisão das próprias certezas, trazendo dúvidas que, ao invés de serem mal vindas, serão libertadoras.

É um mês em que as pessoas de Escorpião não terão compromisso com o erro, e por mais que haja uma sensação de que tudo ficou lento, haverá a percepção de que tal lentidão é para o bem maior.

Até o dia 23 de outubro, é importante se proteger e não falar muito dos próprios projetos, nem se expor indevidamente. Há uma predisposição a ser alvo de inimigos ocultos e ressentimento por parte de pessoas que você nem imagina. Quanto mais reclusão neste momento melhor.

Além de todo o exposto, outubro é um mês em que muitas pessoas de Escorpião completam aniversário (veja sua revolução solar aqui). Boa pedida para checar a própria revolução solar e saber como será o período de um ano.

A partir do dia 8 de outubro, o planeta Vênus favorecerá a melhoria das questões financeiras, possibilitando harmonização, ajustes e compensações. É provável que, em algum momento a partir dessa data, ocorram oportunidades de ganhos e ofertas novas. Trata-se também de um ótimo momento para comprar coisas que são muito desejadas por você, e isso é especialmente favorável nos dias 10 e 11.

SAGITÁRIO

Com a entrada do planeta Vênus no signo de Sagitário no dia 7 de outubro, os nativos deste signo se perceberão sensuais e mais atraentes do que o usual. Outubro de 2021 se configura, portanto, como um mês excelente para exercitar o poder de sedução e envolver as pessoas. Os outros acharão as pessoas de Sagitário mais bonitas e interessantes.

Ótimo momento para fazer mudanças no visual, comprar roupas novas e qualquer outra coisa que envolva senso estético. Como Vênus é o planeta que representa o amor, as pessoas sagitarianas que estiverem solteiras terão um mês bastante interessante.

Já aqueles que estiverem comprometidos talvez tenham que fazer um esforço a mais para manter o comprometimento, já que haverá tendência a se interessar por gente nova.

A última semana tenderá a ser especialmente viva no que diz respeito a relacionamentos, pois um ângulo harmônico entre Vênus e Júpiter desencadeará a abertura para contatos e vinculações sociais.

Mercúrio estará retrógrado até o dia 18, produzindo dois efeitos importantes na vida das pessoas de Sagitário: primeiro, Mercúrio instigará uma importante revisão no que diz respeito ao círculo de amizades. Questionamentos do tipo “essas pessoas fazem sentido na minha vida?” levarão você a se afastar de muita gente e a se aproximar de tantas outras.

Em segundo lugar, Mercúrio retrógrado indica revisões importantes no que tange a planos futuros. Projetos, perspectivas e esperanças passarão por importantes revisões.

A Lua Nova ocorre entre os dias 6 e 7, marcando dois dias em que é importante ter atenção às pessoas que surgem, pois elas provavelmente desempenharão importante papel em sua vida em médio e longo prazo.

Já a Lua Cheia ocorre entre os dias 20 e 21, indicando eventos sociais interessantes, ainda que um tanto conturbados, com contatos que podem vir a ser muito bons se você souber separar o joio do trigo.

CAPRICÓRNIO

Outubro é um dos melhores meses de todo o ano de 2021 para as questões profissionais das pessoas de Capricórnio. (Se quiser checar seu mapa profissional clique aqui). Sol e Marte se unem em estímulo de desenvolvimento ambicioso, com grande potencial para realizar conquistas importantes ou mesmo iniciar projetos cujos resultados poderão ser colhidos em médio prazo.

A Lua Nova, que ocorre entre os dias 6 e 7, terá um significado de renovação profissional e oferecerá possibilidades interessantes de crescimento de carreira para capricornianos em geral.

Tudo isso demandará, contudo, revisões importantes sobre como lidar com a própria carreira, e até se o trabalho onde se está é o mais adequado. Mercúrio retrógrado até o dia 18 convida à reflexão e talvez à reinvenção.

E vale lembrar: até o dia 18, é melhor seguir conversando e só assinar contratos e fechar acordos após essa data, quando o planeta Mercúrio voltará a seu curso direto. Forçar a barra para acelerar as coisas antes do dia 18 poderá gerar a necessidade de refazer tudo depois. Basta ter um pouco de paciência e fazer o jogo certo.

Os últimos dez dias do mês serão mais ativos e acelerados no sentido em que as pessoas de Capricórnio poderão ver os seus projetos e interesses fluindo com mais velocidade. Podemos dividir outubro em dois momentos, portanto: dezoito dias iniciais de planejamentos e reflexões e dez dias finais de pique, bom ritmo e progresso.

Há, contudo, um conflito temporário entre os dias 20 e 21, quando ocorre a Lua Cheia. É bastante provável que a família exija sua atenção e que isso termine perturbando um pouco o livre fluir de suas questões profissionais. Mas não é nada que com um pouco de jogo de cintura mínimo você não seja capaz de tirar de letra.

AQUÁRIO

Para o Signo de Aquário, o mês de outubro de 2021 representa um importante processo de revisão das próprias convicções. Mercúrio retrógrado até o dia 18 representará, para este signo, a ruptura das próprias certezas cultivadas com esmero nos últimos tempos.

O processo tenderá a ser crítico para as pessoas de Aquário que forem muito apegadas aos próprios ideais, ou seja, quanto mais teimosas forem, mais difícil outubro será. Uma vez que o planeta Marte também está envolvido no processo, é bastante possível que ocorram algumas brigas por motivos ideológicos, conflitos e discussões com outras pessoas.

É preciso entender este movimento astrológico como libertador. Por mais que doa perceber que muitas das coisas nas quais acreditávamos estavam equivocadas, isso representa a ruptura com o erro.

Passado o dia 18, a sensação será a de abertura para novos caminhos mais adequados e justos. Depois do dia 18, vale dizer, viagens serão favoráveis. Há também a possibilidade de cursos e estudos que levem as pessoas de Aquário a “viajar” mentalmente.

A Lua Nova ocorre entre os dias 6 e 7, e para o Signo de Aquário ela representará contatos favoráveis com pessoas de outras culturas, viagens ou planejamento de viagens, benefícios acadêmicos e intelectuais. A Lua Cheia ocorre entre os dias 20 e 21, sugerindo as mesmas coisas, mas de uma forma mais intensa e apaixonada.

A partir do dia 23 de outubro, o trânsito solar jogará luz sobre as questões profissionais das pessoas de Aquário, estimulando desde os bons contatos até oportunidades significativas que possibilitam o favorecimento de ambições. É provável que algumas portas importantes se abram a partir do dia 23, portanto vale se ligar!

PEIXES

Outubro de 2021 será um mês particularmente meditativo para as pessoas de Peixes. Um dos trânsitos mais significativos para este mês é o do planeta Mercúrio, que se encontra retrógrado até o dia 18.

Recomenda-se veementemente que as pessoas de Peixes evitem atividades extrovertidas até essa data. Retiros serão favorecidos, além de intensificação na prática meditativa ou o início de alguma prática terapêutica que permita o aprofundamento em questões emocionais difíceis.

É claro que nem sempre a vida favorece o retiro. Nem todo mundo tem o privilégio de fazer isso. As circunstâncias profissionais e acadêmicas muitas vezes exigem que a pessoa se coloque, se exponha, saia de seu desejado recolhimento.

A melhor forma de administrar isso, ao longo do mês de outubro, é evitar o que puder ser evitado em termos de interação social. E, após interações impostas pela vida, procure se recolher o máximo de tempo possível. Sem esse retiro voluntário, há risco de adoecimento físico, psíquico ou ambos.

A partir do dia 7 de outubro, o trânsito do planeta Vênus favorece o uso da diplomacia e da gentileza para resolver questões profissionais difíceis. Os desafios de carreiras tenderão a se harmonizar mais facilmente, e as pessoas de Peixes encontrarão aliados poderosos com quem poderão trocar favores mútuos. Os dias 10 e 11 serão especialmente positivos, nesse sentido.

16, 17 e 18 de outubro serão os dias mais sensíveis do mês. Há risco de oscilações de humor, de sensação de vulnerabilidade física e psíquica. Se for possível escolher dias para intensificar o retiro espiritual, então escolha esses. Evite terminantemente interagir com pessoas demais nessas datas, e isso vale também para interações virtuais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.