Luto

Amigos e famosos lamentam a morte do ator Paulo José

Por meio das redes sociais, Selton Mello, Glória Pires e outros artistas manifestaram homenagens.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Paulo José morreu vítima de uma pneumonia, nessa quarta-feira (11).
Paulo José morreu vítima de uma pneumonia, nessa quarta-feira (11). ( Foto: Reprodução / TV Globo)

BRASIL – Vários amigos e famosos lamentaram a morte do ator Paulo José, ocorrida nessa quarta-feira (11), aos 84 anos. Por meio das redes sociais, Selton Mello, Glória Pires e outros artistas manifestaram homenagens em tom de tristeza pela perda do ator, vítima de pneumonia.

Leia também:

Ator Paulo José morre aos 84 anos no Rio de Janeiro

Por meio do Instagram o ator e diretor Selton Mello manifestou sua homenagem a Paulo José. O artista afirmou que o ator era uma “expressão máxima da cultura brasileira”. “Paulo José, mestre das coisas visíveis e invisíveis. Você não andava, você voava e continuará voando através de sua arte. Você foi tantos, divertiu e comoveu tantos. Você me guiou, me encantou, me transbordou. Inspirou tantas pessoas, uma honra ser uma delas. Você é eterno. Sua passagem por aqui foi brincante, leve. Fazia o difícil parecer simples. Brilhante. Gentileza dos sentidos, apurada imaginação. Gigante plantador de sonhos e sementes. Nunca desistiu de sua capacidade poética. Rei do limite entre a técnica e a fabulação. Registrou o tempo. Sua memória fica conosco. Expressão máxima da Cultura Brasileira. Suas raizes seguirão intactas. Bel, Aninha, Clara, Kika, todo o meu amor. Paulo, meu 'pai aço', você é para SEMPRE”, disse.

O ator Lúcio Mauro Filho falou da grande generosidade de Paulo José e disse que o ajudou na formação para a TV.

“Sorte de um país que tem um Paulo José pra celebrar! Sorte daquele que pôde compartilhar de seus ensinamentos! Eu sou muito sortudo. Paulo José foi o padrinho da oficina de teledramaturgia que me formou para a TV. Tempos depois, quando a Globo resolveu fazer um piloto com o jovens diretores que se formavam, lá fui eu de novo trabalhar e acima de tudo, aprender com Paulo. Quando meu mestre Ivan de Albuquerque entrou num processo de aceleração de seu Parkinson, Paulo foi lá e o colocou numa peça, como ator, dando sobrevida para Ivan que fez ali seu último trabalho. Paulo sempre foi generoso. Aquela pessoa com quem você não quer perder um minuto da preciosa companhia. Quando filmamos Saneamento Básico, de Jorge Furtado, lá na Serra Gaúcha, depois do set íamos todos pro quarto de Fernandinha Torres que trazia do Rio um enorme piano digital. Embalados pelos deliciosos vinhos da região, ficávamos a noite toda ouvindo Paulo tocar Piano. Bachianas, Trenzinhos Caipiras, Tons Jobins... Obrigado Paulo José. Amo você e sua família! Meus sentimentos a Bel, Ana, Clara, Paulo, Kika, todos os amigos e fãs deste grande artista brasileiro. Que orgulho viver seu tempo, tê-lo como exemplo. Paulo José é o meu Brasil!"

A atriz Cléo Pires afirmou que Paulo José era um dos grandes nomes da teledramaturgia brasileira. "Perdemos um grande nome do nosso teatro e cinema. Obrigada pelos ensinamentos e por sua generosidade no primeiro filme que fiz: Benjamin. Descanse em paz, Paulo." , disse.

Suzana Pires disse que o ator foi um grande nome no cinema brasileiro. "Paulo José, o maior de todos. Grande. Nobre. O homem do cinema brasileiro. Deixa amor, saudade e legado. Bel, @belkutner, meus sentimentos pra você, amiga querida e para toda a família". disse.

Paulo José deixou a mulher Kika Lopes, e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu casamento com a atriz Dina Sfat (1938-1989), e Paulo Henrique Caruso, do casamento com Beth Caruso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.