Saúde capilar

Cabelo caindo? Saiba 5 fatores que influenciam a queda dos fios

Tricologista explica fatores que podem causar queda capilar.

Na Mira, COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
É normal e natural perder cerca de 100 fios por dia.
É normal e natural perder cerca de 100 fios por dia. (Foto: divulgação)

A queda de cabelo é algo comum no corpo do ser humano, porém devemos sempre ficar atentos para quando isso ultrapassa a normalidade. São muitos os fatores que podem confundir alguém a respeito da queda capilar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a saúde capilar começa de dentro para fora e, em alguns casos, apenas o cuidado externo não vai resolver os problemas, é preciso cuidar do organismo como um todo.

De acordo com Viviane Coutinho, tricologista, é normal sim perder alguns fios de cabelo por dia, mas deve-se conhecer o limite entre a queda normal e a excessiva. “É normal e natural perder cerca de 100 fios por dia. No entanto, é importante prestar atenção quando a queda se torna excessiva. Se ao pentear os cabelos, você percebe que os fios caíram demais, se as madeixas estão mais ralas e se há até mesmo falhas no couro cabeludo, é um sinal de alerta", afirmou Viviane.

Para a tricologista, existem cinco fatores que provocam essa queda e que podem ser evitados. Confira:

Falta de higienização

A frequência de higienização também tem a ver com o controle de oleosidade da região. A oleosidade em excesso pode causar a proliferação de fungos, gerando uma inflamação ligada à coceira, descamação e queda dos fios.

“Nossa cabeça deve estar sempre limpa, assim como a gente higieniza a pele corporal durante o banho. Não adianta fazer uma escova linda e maravilhosa e ficar uma semana sem lavar os cabelos. É essencial manter uma rotina de higienização, especialmente quando estamos falando de couro cabeludo, que acumula poeira, resíduo de produtos e muitas outras partículas”, apontou.

Uso desregulado de anabolizantes e hormônios

Quem faz uso de anabolizantes muitas vezes visa apenas o ganho muscular e não leva em consideração os danos que esses produtos podem causar à saúde. Um desses problemas é a perda acentuada dos fios.

“Durante o exercício físico, o corpo produz naturalmente a testosterona, que auxilia no ganho muscular. Algumas pessoas, para acelerar este processo, buscam como atalho a utilização dos esteróides e as chamadas ‘bombas’ de academia, que aumentam a quantidade do hormônio no organismo. Mas muitos não sabem que altos índices de testosterona são um dos principais vilões da queda de cabelo”, afirmou.

Dietas restritivas sem orientação de nutricionista

Segundo Viviane, muitas dietas restritivas que estão em moda atualmente podem provocar um déficit nutricional que resulta em perda capilar e outros prejuízos para a saúde.

“Quando você não tem a orientação de um nutricionista para mudar sua rotina alimentar, sua dieta provavelmente vai cortar proteínas e vitaminas que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Com essa carência nutricional, os fios ficam mais frágeis e propensos a cair”, descreveu.

Rotina de estresse

Outro fator comum é a rotina de estresse que pode fazer o cabelo cair mais do que o considerado normal. “Quando estamos passando por uma sobrecarga emocional, eleva-se o nível de cortisol, conhecido como o ‘hormônio do estresse’. Assim, liberamos muitas células inflamatórias que prejudicam a saúde capilar. Nesse processo, chegam menos nutrientes de qualidade no folículo capilar, causando queda de cabelo”, acrescentou.

O estresse agravou ainda mais esse problema por conta da pandemia de coronavírus, que trouxe uma sensação de instabilidade econômica e social no país.

Má qualidade de sono

Muitas noites seguidas de um sono ruim podem interromper o ciclo de crescimento do cabelo, o que, por sua vez, leva à queda dos fios.

“A má qualidade de sono dificulta muito que o nosso organismo relaxe e descanse, para que a gente encare o dia seguinte de uma forma mais leve e sagaz. Então, quando você dorme mal, o trabalho do organismo fica comprometido”, relatou a profissional. “O crescimento saudável do cabelo requer o sono necessário para a renovação e regeneração das células foliculares.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.