Feriados

2021 vai ter nove feriados prolongados. Veja a lista

Ano que começa terá nove feriados nacionais em dias úteis, além de três pontos facultativos

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Ano que começa terá nove feriados nacionais em dias úteis, além de três pontos facultativos.
Ano que começa terá nove feriados nacionais em dias úteis, além de três pontos facultativos. (Reprodução)

O ano se aproxima do fim e as buscas pelos feriados prolongados de 2021 já se iniciaram. Em meio à esperança de que a vacinação contra a Covid-19 se torne realidade. Em 2020, foram sete feriados prolongados e dois pontos facultativos. Em 2021, serão seis feriados prolongados, além de ao menos três pontos facultativos, e as datas municipais e estaduais.

O Carnaval que é considerado uma das principais celebrações no país, ainda é a grande incógnita de 2021. Várias cidades brasileiras já cancelaram ou adiaram as festas, desfiles de escolas de samba, blocos de ruas e festas em clubes, para evitar aglomerações e a propagação do coronavírus.

Ainda assim, tramitam na Câmara dos Deputados dois projetos de lei (PL) que podem influenciar no calendário de feriados do ano: o PL 1222/20, de autoria do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), transforma a terça-feira de Carnaval em feriado nacional.

Já o PL 5129/20 torna o dia 3 de julho de 2021 (um sábado) em ponto facultativo em todo o Brasil, e transforma em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021 (segunda e terça-feira). De acordo com o autor da proposta, o deputado Luiz Antonio Teixeira Jr. (PP-RJ), a ideia do feriadão fora de hora é estimular os setores ligados ao turismo, que sofreram um tombo sem precedentes em 2020 devido à pandemia.

Veja os feriados prolongados de 2021:

Janeiro

1º de Janeiro – Ano Novo (Sexta-feira).

Fevereiro

16 de Fevereiro – Carnaval (Terça-feira), é feriado em alguns municípios brasileiros, como no Rio de Janeiro, mas não é feriado nacional. Celebrações foram adiadas em boa parte do Brasil.

Abril

2 de Abril – Paixão de Cristo ou Sexta-feira Santa.

4 de Abril – Páscoa (domingo).

21 de Abril – Tiradentes (quarta-feira).

Maio

1º de Maio – Dia Mundial do Trabalho (sábado).

Junho

3 de Junho – Corpus Christi (quinta-feira), ponto facultativo no Brasil, embora seja feriado em várias cidades brasileiras.

Setembro

7 de Setembro – Independência do Brasil (terça-feira).

Outubro

12 de Outubro – Nossa Senhora Aparecida (terça-feira).

Novembro

2 de Novembro – Finados (terça-feira).

15 de Novembro – Proclamação da República (segunda-feira).

20 de novembro: Dia da Consciência Negra (sábado), feriado em ao menos 1.045 municípios do Brasil.

Dezembro

25 de Dezembro – Natal (sábado).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.