Evento gratuito

Festival homenageia o Dia da Consciência Negra

O 7º Festival Internacional "Cinema & Transcendência" ocorrerá on-line até o dia 27 de novembro.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
A programação especial começa nesta sexta com a exibição, às 21h.
A programação especial começa nesta sexta com a exibição, às 21h. (Foto: Luiz Abramo)

BRASIL - Nesta sexta-feira (20), é o Dia da Consciência Negra. O Festival Internacional Cinema e Transcendência irá homenagear a data e dedicará um fim de semana inteiro à filmes e debates sobre o assunto. A programação especial começa na própria sexta com a exibição, às 21h, do filme inédito O Outro Lado da Memória, seguida de conversa com o diretor André Luiz Oliveira, curador do Festival.

No dia seguinte, sábado, às 17h, será realizado o debate "Consciência Negra - O Outro Lado da Memória”, com André Luiz Oliveira e o produtor Caetano Curi; e, às 21h, tem sessão única de Orin – Música para os Orixás, com apresentação do diretor Henrique Duarte.

Encerrando as homenagens, no domingo, às 17h, acontece o debate “Consciência Negra - Ancestralidade viva em todos nós”, com Henrique Duarte e a mestra griô Ebomi Cici de Oxalá, e a sessão, às 21h, de Gangbé, de Arnaud Robert. Para assistir aos filmes e aos debates, basta acessar gratuitamente o site, clicar na cadeira vermelha da “sala de cinema”, colocar nome, e-mail e aproveitar toda a programação do festival até 27 de novembro. O público poderá participar dos debates por meio de chat, sem necessidade de inscrição prévia.

“Temos que comemorar todos os dias a consciência negra, o privilégio de termos sido misturados com as pessoas do continente africano, mesmo que isso tenha sido de maneira dolorosa, para sermos um país com mais igualdade. A visão eurocêntrica ainda domina e não se fala dos negros como pessoas que vieram construir uma nação. A herança africana está no nosso DNA e O Outro Lado da Memória trata muito disso.Ele é inspirado no livro “Viva o Povo Brasileiro”, obra-prima de João Ubaldo Ribeiro, que mostra essa realidade de forma muito criativa e profunda, a contradição da alma brasileira a partir de pessoas que vieram escravizadas da África”, comenta André Luiz Oliveira.

O Outro Lado da Memória foi premiado na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e conta a saga do diretor para filmar o livro “Viva o Povo Brasileiro”. O projeto não chega a ser concretizado após uma década de trabalho intensivo, porém, muita coisa foi produzida e, no “outro lado da memória”, é o próprio diretor quem narra e conduz o documentário em busca de respostas. O filme terá uma nova sessão no dia 27, no encerramento do Festival.

Orin – Música para os Orixás, de Henrique Duarte, mostra a influência da música do Candomblé sobre os mais variados gêneros da música popular brasileira. No debate com a mestra griô Ebomi Cici de Oxalá, no dia seguinte a exibição do filme, Henrique também falará sobre os desafios de filmar em espaços considerados sagrados, rituais tradicionais e as inspirações que o levaram à criação da obra. Gangbé, produção suíça assinada por Arnaud Robert, será exibida com legendas LSE (legendagem descritiva para surdos e ensurdecidos). O documentário apresenta, a partir da Gangbé Brass Band, uma jornada por uma África contemporânea, que não mais aspira apenas ao sonho europeu, mas, de maneira poética e descolada, abre novos horizontes.

A sétima edição do Festival oferece uma sessão por dia, às 21h, com apresentação ao vivo feita por Carina Bini, produtora e cocuradora (os filmes só estão disponíveis no horário da sessão) e uma introdução gravada pelas diretoras dos filmes. Ao todo, serão exibidos 12 longas-metragens. Já foram realizadas livescom o neurocientista Sidarta Ribeiro e a Monja Coen. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e integra as ações on-line do movimento #CCBBemCasa.

Com perfil ímpar no Brasil, o Festival Internacional Cinema & Transcendência exibe filmes que exploram a experiência da transformação pessoal a partir das suas narrativas. São obras que investigam a subjetividade e oferecem novas camadas de reflexão sobre temas relevantes da contemporaneidade. Os títulos selecionados para o festival transcendem padrões e promovem uma relação transformadora entre o cinema e a realidade de cada pessoa, abordando temas como a espiritualidade, práticas de autoconhecimento, meditação, biografias de estudiosos, sábios ou gurus, ancestralidade, expansores alucinógenos, terapias, xamanismo e outras questões que perpassam o caminho de busca pela consciência.

O #CCBBemCasa foi criado em março, após a suspensão das atividades presenciais nos CCBBs, como medida de segurança contra o novo coronavírus. Atualmente, as quatro unidades do CCBB – Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo – estão abertas e retornando, aos poucos, suas atividades. Mesmo assim, por meio das redes sociais e do site bb.com.br/cultura, os Centros continuam a disponibilizar conteúdos exclusivos da programação a um público amplo e diverso.

PROGRAMAÇÃO – terceira e quarta semanas

17/11 - TERÇA

21h – Ponto de Mutação (Mindwalk) – SESSÃO ÚNICA – 117’ - Livre

18/11 - QUARTA

21h – E quanto a mim? (One Giant Leap 2: What about me?) – Com apresentação do diretor Jamie Catto – 91’ - Livre

19/11 - QUINTA

21h – Encontrando Joe (Finding Joe) – Com apresentação do diretor Patrick Takaya Solomon – 85’ - Livre

20/11 – SEXTA - Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

21h – O Outro Lado da Memória – 115’ – 10 anos – Após o filme, bate-papo com o diretor André Luiz Oliveira

21/11 – SÁBADO - Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

17h – Debate "Consciência Negra - O Outro Lado da Memória” - Com o cineasta e curador do Festival André Luiz Oliveira e o produtor Caetano Curi.

21h – Orin – Música para os Orixás – SESSÃO ÚNICA – Com apresentação do diretor Henrique Duarte – 60’ – Livre

22/11 – DOMINGO - Programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

17h – Debate "Consciência Negra - Ancestralidade viva em todos nós” – Com o cineasta Henrique Duarte e a mestra griô Ebomi Cici de Oxalá.

21h – Gangbé – SESSÃO ÚNICA INCLUSIVA (com legendagem descritiva para surdos e ensurdecidos - LSE) – 63’ – Livre

24/11 - TERÇA

21h – E quanto a mim? (What about Me) – Com apresentação do diretor Jamie Catto – 91’ - Livre

25/11 - QUARTA

21h – Quem se importa – Com apresentação da diretora Mara Mourão – 98’ - Livre

26/11 - QUINTA

21h – O Navio de Teseu (Ship of Theseus) – Com apresentação do diretor Anand Gandhi – 144’ - Livre

27/11 - SEXTA

21h – O Outro Lado da Memória – Com apresentação do diretor André Luiz Oliveira – 115’ – 10 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.