Trajetória

Globo celebra os 70 anos da televisão no Brasil

A emissora incluiu na programação uma série de homenagens.

CGCOM GLOBO

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Murilo Benício atuando em "Nada Será Como Antes".
Murilo Benício atuando em "Nada Será Como Antes". (Foto: reprodução)

BRASIL - A caixa mágica que materializa sonhos, conta histórias de amor e superação, leva aos quatro cantos o que acontece de mais importante no planeta e traduz em imagens a paixão do esporte completa 70 anos no Brasil no dia 18.

Nessas sete décadas, mudaram formatos, tecnologias e maneiras de interagir. Só não mudou o fascínio que leva milhões de pessoas a dedicar parte de seus dias para se divertir ou se informar diante da tela brilhante. Para celebrar a data, a Globo preparou uma programação especial com exemplos do que a TV brasileira tem de melhor: história, esporte, ficção, entrevistas, entretenimento e jornalismo.

Leia também:

Laços de Família volta à Globo a partir desta segunda-feira (7)

Tarcísio Meira e Glória Menezes são demitidos da Globo

Domingão do Faustão retoma gravações nos estúdios Globo

Abrindo a série de homenagens, o 'Esporte Espetacular' desse domingo (13), relembrou como o esporte foi notícia e entretenimento na TV, com a participação de atores como Lima Duarte, Tony Ramos e Murilo Benício, que interpretou o inesquecível jogador Tufão em ‘Avenida Brasil’.

Desde o começo desta temporada, o 'Conversa com Bial' mergulha nos 70 anos da televisão no Brasil, com entrevistas de personagens que se destacaram sob os holofotes ou nos bastidores. Nesta segunda-feira (14), Pedro Bial entrevista o ator Juca de Oliveira, que relembra a sua trajetória profissional, acompanhando a evolução da TV no Brasil.

Em dois programas inéditos do ‘Globo Repórter’, que vão ao ar nos dias 18 e 25, as apresentadoras Glória Maria e Sandra Annemberg se unem a Edney Silvestre, Renato Machado e Isabela Assumpção para entrevistar atores, personalidades e apresentadores que ajudaram a fazer a história destas sete décadas. Humor, dramaturgia, esporte e música estão entre os temas abordados. No ‘Jornal da Globo’ do dia 18, Nelson Motta celebra a data com uma coluna especial sobre a história da TV.

No sábado, dia 19, a TV Globo exibe no 'Supercine' 'Nada Será Como Antes', produção sobre a chegada da televisão no Brasil, em formato de telefilme. Exibida originalmente em 2016, a obra criada por Guel Arraes e Jorge Furtado, escrita por Guel Arraes, Jorge Furtado e João Falcão, com direção artística de José Luiz Villamarim, conta, de forma ficcional, os bastidores da implementação da primeira emissora de televisão no Brasil.

Ambientada entre meados da década de 1940 até o final dos anos 1950, a trama tem como fio condutor o drama romântico do empreendedor Saulo (Murilo Benício) e da locutora de rádio Verônica (Débora Falabella). A trajetória do casal acompanha a transformação dos meios de comunicação do país, entremeada por outras histórias que envolvem amores arrebatadores, poder, intrigas, paixões, ciúmes e desilusões.

Além do elenco afinado com nomes como Daniel de Oliveira, Bruna Marquezine, Leticia Colin, Bruno Garcia e Jesuíta Barbosa, a obra se destaca pelo primor da fotografia, dos cenários, figurino e caracterização, além de uma trilha sonora sofisticada e envolvente. Na manhã de domingo, dia 20, Carlos Tramontina traz uma matéria especial sobre o tema no ‘Antena Paulista’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.