FMRB

Pinturas feitas por crianças vão compor exposição virtual da FMRB

O projeto "Arte de Viver" oferece aulas de desenho e pintura para crianças em situação de vulnerabilidade social desde 2017.

Na Mira, com informações da Secma

Atualizada em 27/03/2022 às 11h06
Depois de serem expostas para a comunidade, as telas serão divulgadas no site e redes sociais da FMRB.
Depois de serem expostas para a comunidade, as telas serão divulgadas no site e redes sociais da FMRB. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - A Fundação da Memória Republicana inicia, neste mês de agosto, a exposição virtual do Projeto “Arte de Viver”. A exposição vai divulgar quase 50 telas produzidas por crianças entre 6 e 12 anos da comunidade do Desterro e Centro Histórico.

O projeto “Arte de Viver” oferece aulas de desenho e pintura para crianças em situação de vulnerabilidade social desde 2017. Depois de serem expostas para a comunidade, as telas serão divulgadas no site e redes sociais da FMRB como forma de valorização da produção artística da comunidade. Serão divulgados cerca de 50 trabalhos em acrílico sobre tela, com motivos variados, desde paisagens até figuras e abstrações.

Ver essa foto no Instagram

O mundo pelos olhos de uma criança: nossa exposição virtual "Arte de Viver" inicia com 3 telas dos nossos alunos. Nelas, os elementos urbano e natural se misturam para falar sobre como as crianças enxergam sua própria realidade. A chuva, o lar, a natureza, a cidade, as pessoas... o que você vê em cada tela? . Há três anos, o projeto "Arte de Viver" vem desenvolvendo práticas de sensibilização através da arte para crianças entre 06 a 12 anos de idade, com o objetivo de aproximar as pessoas da comunidade ao Convento das Mercês das artes. . . #fmrb #ConventoDasMercês #MuseuEmCasa #ConexãoCultural #ArteDeViver #museu #museum #arte #art #pintura #painting #SãoLuís #Maranhão

Uma publicação compartilhada por FMRB (@fmrb.ma) em

Segundo o presidente da FMRB, Felipe Camarão, o objetivo do projeto é apenas contribuir com a vocação do Desterro para a arte. “Nós já sabemos que o bairro do Desterro, onde está o Convento das Mercês, tem uma vocação natural para a cultura, como provam os mestres da escola Flor do Samba e da Fábrica de Artes. O projeto ‘Arte de Viver’ vem apenas somar ao trabalho já realizado pela comunidade, aproximando as crianças do contato com as artes plásticas em nosso museu e por meio das aulas de pintura”, observou o presidente.

Para o secretário da Cultura, Anderson Lindoso, a exposição valoriza os talentos locais. “Assim como o esporte, a arte é uma das melhores formas de contribuir com o desenvolvimento das crianças. Nós estamos cuidando das futuras gerações e fomentando o surgimento de novos artistas maranhenses, junto com importantes parceiros, sem os quais não seria possível levar esses benefícios para as crianças da comunidade”, afirmou o secretário.

Para realizar o projeto “Arte de Viver”, a FMRB conta com a parceria com do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-MA), da Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL) e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Maranhão.

A exposição virtual “Arte de Viver” poderá ser acompanhada no site e nas redes sociais da FMRB até o mês de setembro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.