Música popular brasileira

"Poema" é a canção mais tocada na voz de Ney Matogrosso

Levantamento do Ecad em homenagem ao aniversário do artista mostra suas músicas mais tocadas

Na Mira, com informações da assessoria

- Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Ney chegou a ser apontado, em 2012, pela revista especializada Rolling Stone, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos.
Ney chegou a ser apontado, em 2012, pela revista especializada Rolling Stone, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos. (Foto: reprodução)

BRASIL - Ney Matogrosso é um dos grandes nomes da Música Popular Brasileira e um cantor de voz e interpretação singulares. Neste sábado (1º), ele completa 79 anos de idade. Em homenagem ao artista, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) preparou um estudo sobre as músicas gravadas e interpretadas por ele que mais tocaram nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública de música.

“Poema”, canção de autoria de Cazuza e Frejat, ficou na liderança, seguida por “Tanto amar” (de Chico Buarque), “Balada do louco” (de Rita Lee e Arnaldo Baptista), “Rosa de Hiroshima” (poema de Vinicius de Moraes musicado por Gerson Conrad para a banda Secos e Molhados), e “Promessas demais” (de Zeca Barreto, Moraes Moreira e Paulo Leminski), citando apenas as cinco primeiras colocadas do ranking

Ney de Souza Pereira, natural de Bela Vista (MS), adotou o nome artístico de Ney Matogrosso na década de 70, época em que fez parte do grupo Secos & Molhados, juntamente com João Ricardo e Gerson Conrad. Com mais de quatro décadas de carreira artística, o cantor costuma levar aos palcos em seus shows a delicadeza de suas interpretações, além de criatividade e exuberância em suas apresentações e figurinos.

Ney chegou a ser apontado, em 2012, pela revista especializada Rolling Stone, como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos. O ex-líder do Secos & Molhados tem 934 gravações no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, de 2015 a 2019, quase 95% de seus rendimentos em direitos autorais foram provenientes dos segmentos de TVs e Rádios.

Ranking das músicas interpretadas por Ney Matogrosso que mais tocaram nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)

Poema - Cazuza/Frejat
Tanto amar - Chico Buarque
Balada do louco - Rita Lee/Arnaldo Baptista
Rosa de Hiroshima - Gerson Conrad/Vinicius de Moraes
Promessas demais - Zeca Barreto/Moraes Moreira/Paulo Leminski
Um pouco de calor - Dan Nakagawa
Amor objeto Roberto - De Carvalho/Rita Lee
Amor perfeito - Michael Sullivan/Lincoln Olivetti/Miguel/Paulo Massadas/Robson Jorge
Flores astrais - João Ricardo/João Apolinário
Homem com h - Antonio Barros
Bachianas brasileiras n. 2 - Villa Lobos
O vira - Luhli/João Ricardo
Jeito de amar Pisca/Mauro Kwitko
Vida vida - Guilherme Maia/Zeca Barreto/Moraes Moreira
Viajante - Thereza Tinoco
Pro dia nascer feliz - Cazuza/Frejat
Amor - João Ricardo/João Apolinário
Mal necessário - Mauro Kwitko
Não existe pecado ao sul do Equador - Chico Buarque/Ruy Guerra
Assim assado - João Ricardo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.