Homenagem

Cinco filmes para você assistir no Dia "Mundial" do Rock

Veja uma lista com longas que usam o rock como tema principal.

André Nadler / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Data teve como marco o concerto beneficente Live Aid que contou com a participação de artistas lendários como Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath
Data teve como marco o concerto beneficente Live Aid que contou com a participação de artistas lendários como Queen, Rolling Stones, Led Zeppelin e Black Sabbath (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - Anualmente, o dia 13 de julho é usado para comemorar o Dia "Mundial do Rock, mas o que pouca gente sabe é que somente no Brasil essa data é comemorada. Até onde se sabe, a homenagem brasileira para o rock n'roll está relacionada diretamente ao megaconcerto beneficente Live Aid, que aconteceu no dia 13 de julho de 1985.

No Brasil, em diversas cidades é comum shows e festivais em homenagem ao Dia "Mundial" do Rock durante essa data, mas com o período de pandemia por causa do novo coronavírus, o jeito foi demonstrar a admiração ao estilo de formas diferentes. O Imirante.com preparou uma lista com cinco filmes que trabalham com o rock como temática principal para você curtir nesse dia especial para o fãs da música pesada. Vale destacar que o nosso top 5 conta com longas de gêneros diferentes, ou seja, vai desde a comédia até o terror e sem citar filmes biográficos dos grandes artistas como Queen ou Mötley Crue. Veja:

1. Tenacious D — Uma Dupla Infernal (Comédia / 2006)

O ator Jack Black, que também protagonizou o clássico "Escola de Rock", também é interpreta o personagem principal desta comédia que conta a história de uma dupla chamada Tenacious D e começa a ganhar a fama após encontrar a palheta do destino. Com o acessório mágico, os amigos JB (Jack Black) e KG (Kyle Gass) buscam se tornar a maior banda de rock do mundo.

O filme conta com várias canções temáticas e se torna um longa bem musical mesmo. O final com o vocalista do Foo Fighters, Dave Grohl, interpretando o Diabo e cantando a canção do filme "Beelzeboss" fecha com chave de ouro o longa-metragem. Vale destaca também que logo no começo de Tenacious D, uma das maiores lendas do rock, o vocalista Ronnie James Dio, aparece cantando com uma versão infantil do Jack Black.

2. Sala Verde (Suspense / 2016)

Dos mesmos criadores de filmes aclamados pela crítica como "A Bruxa e "Hereditário", o suspense Sala Verde mostra um dia de azar de uma banda de punk que aceitar, durante uma turnê underground, tocar em um bar de estrada. Os problemas surgem após o grupo descobrir que o local é uma sede de neo-nazistas.

Uma parte dos integrantes da banda chegam a presenciar um assassinato e ficam presos no camarim da casa de show enquanto os "nazis" buscam matá-los. O filme é extremamente tenso e chama bastante a atenção por mostrar detalhes bem reais de como funcionam as turnês das bandas que estão começando. Destaque para a cena onde a banda, em meio ao público apoiados dos ideais nazista, interpreta no palco a canção "Nazi Punks Fuck Off", do Dead Kennedys.

3. Detroit Rock City (Aventura / 1999)

Vários fãs do rock n' roll citam esse filme como um dos longas mais interessantes que trabalham com o estimo como tema. A história se passa em 1978, e mostra quatro adolescentes se arriscando suas vidas rumo ao show de sua banda favorita, o KISS, em Detroit.

A comédia tem direção de Adam Rifkin, roteiro assinado por Carl V. Dupré e produção de Barry Levine com Gene Simmons, baixista e vocalista do Kiss. O filme se tornou um clássico cult no Brasil por ter sido transmitido diversas vezes pelo canal aberto SBT, mas foi um fracasso de bilheteria em outros lugares. O longa teve orçamento de US$ 17 milhões, mas arrecadou apenas US$ 5,8 milhões, ou seja, deu "prejú" para os produtores.

4. This Must Be the Place – Aqui é o Meu Lugar (Drama / 2011)

Esse filme mostra de forma genuína como o amor e devoção ao rock n' roll passa a se tornar um estilo de vida que quebra barreiras que nem o tempo pode impedir. Na história, Cheyenne (interpretado por Sean Penn), é um ex-astro de rock que aos 50 anos de idade ainda encarna o visual gótico, se vestindo da mesma forma que no começo de sua carreira.

Um drama intenso e que tem a decadência como sentimento principal para que assiste, "Aqui é o Meu Lugar" mostra Cheyenne saindo da cidade onde mora após a fama, Dublin, na Irlanda, e tendo que volta a Nova York por causa da morte do seu pai. Quando chega aos EUA, ele começa a alimentar a obsessão de encontrar e se vingar de um oficial nazista pelas humilhações que ele fez o seu falecido pai sofrer num campo de concentração durante a 2ª Guerra.

Com uma atuação impecável de Sean Penn, o ator capricha nas referência como os gestos do decrépito e milionário roqueiro oitentista, que Sean Penn interpreta com a maquiagem de Robert Smith (The Cure) e a leseira de Ozzy Osbourne (Black Sabbath).

5. The Ranger (Terror / 2018)

O filme é um verdadeiro terror ao estilo "slasher" e foi destaque em diversos festivais no ano em que foi lançado. The Ranger acompanha um grupo de jovens desordeiros fãs de punk rock que vão até uma reserva florestal e acabam sendo caçados violentamente por um excêntrico e misterioso guarda que tomava de conta do local.

O longa-metragem chama a atenção pela fotografia e pelo cuidado com o visual dos personagens. A cena em que a personagem Chelsea é abordada pela polícia é bem interessantes. Para quem gosta de filmes violentos e com bastante sangue, The Ranger é uma excelente opção.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.