Críticas

Em meio a protestos contra racismo, "E o Vento Levou" é retirado de plataforma

O longa mostra donos de escravos sendo tratados como heróis.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
"E o Vento Levou" foi lançado em 1939 sobre e retrata a Guerra Civil americana.
"E o Vento Levou" foi lançado em 1939 sobre e retrata a Guerra Civil americana. (Foto: reprodução)

BRASIL - Nessa terça-feira (9), o longa "E o Vento Levou", que estava disponível no HBO Max, foi retirado da plataforma devido às manifestações mundiais contra atitudes racistas. O movimento ganhou vigor nos últimos dias após a morte do americano George Floyd e se estendeu para outros países, inclusive o Brasil.

"E o Vento Levou" foi lançado em 1939 sobre e retrata a Guerra Civil americana. Ele possui uma das maiores bilheterias do cinema e já venceu oito estatuetas do Oscar, incluindo a categoria de melhor filme.

Contudo, a produção mostra figuras de escravos conformados com sua condição e proprietários de escravos sendo tratados como heróis, fato que direcionou diversas críticas ao filme.

"'E o Vento Levou' é um produto de seu tempo e contém alguns dos preconceitos étnicos e raciais que, infelizmente, têm sido comuns na sociedade americana. Estas representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável", disse um porta-voz da HBO Max em comunicado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.