Quarentena

Acervo digital oferece material gratuito para músicos

O material pertence ao projeto Sesc Partituras.

Na Mira, com informações do Sesc

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
(Foto: reprodução)

BRASIL - Nesse período de isolamento social, quem gosta de instrumentos musicais pode aproveitar o tempo disponível para praticar as habilidades e ampliar o repertório, adicionando novos ritmos e sonoridades. O projeto Sesc Partituras é uma fonte bastante rica para isso, porque oferece gratuitamente partituras digitais de obras brasileiras clássicas e contemporâneas.

Em meio ao acervo que conta com 2.894 mil obras de 319 compositores de músicas clássicas e contemporâneas. É possível selecionar gratuitamente as obras indexadas por formação ou por instrumentos. Em algumas das partituras disponibilizadas há informações sobre gênero, duração, dificuldade de execução, ano de publicação, formação, além da instrumentação e outras observações.

Além de compositores e obras bem conhecidas, há algumas que estavam em posse apenas de instrumentistas e compositores. Entre elas, “Ciscando no Sesc”, valsa de Hermeto Pascoal, muito bem transcrita pela flautista Mariana Zwarg, filha de Itiberê, contrabaixista que há muito o acompanha.

No intuito de incentivar a divulgação de novas composições, a plataforma possibilita que outros autores se cadastrem no site e disponibilizem as partituras de suas composições para assim ganharem maior visibilidade.

Essa é uma oportunidade para, em tempos de isolamento social, você se dedicar mais ao seu instrumento, conhecer mais sobre algumas peças e praticar seu som para fazer bonito no futuro, quando estiver novamente tocando em grupo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.