Quarentena

Veja seis dicas para estudar em casa e ter bom rendimento

Ter aulas on-line exige muito comprometimento dos alunos.
Na Mira, com informações da assessoria26/03/2020 às 10h59
Veja seis dicas para estudar em casa e ter bom rendimentoO desempenho e o progresso dos estudantes a distância dependem, principalmente, deles mesmos. (Foto: reprodução)

BRASIL - Com o distanciamento social determinado pelas autoridades públicas e de saúde por causa do Coronavírus (Covid-19), além de trabalhar em casa, muitas pessoas têm buscado cursos online para aprimorar suas habilidades ou mesmo aumentar o conhecimento sobre alguma área específica.

A metodologia de ensino a distância, de fato, trouxe muita praticidade para quem quer se dedicar aos estudos. No entanto, o fato dos estudos serem on-line não torna os cursos mais fáceis e exige muito comprometimento dos alunos.

Leia também:

Com e sem aulas on-line, mães contam como lidam com filhos em casa

Quarentena e Covid-19: o que fazer com os pequenos em casa?

Personal ensina treino eficiente para fazer em casa durante quarentena

O desempenho e o progresso dos estudantes a distância dependem, principalmente, deles mesmos. Por isso é importante definir uma rotina. Listo abaixo algumas das principais dicas para quem quer aproveitar o tempo de distanciamento social para estudar on-line.

Organize-se

Estudar a distância tem o grande benefício de horários flexíveis, mas é preciso planejar o tempo, analisar quais são os momentos em que é possível assistir às aulas e realizar as atividades. Anotar as tarefas, colocando metas e datas para conclusão de cada uma, é uma dica importante, e para lhe ajudar já existem alguns aplicativos com essa função, mas nada que o Excel ou mesmo uma agenda de papel não possam solucionar.

Tenha Disciplina

Organizar e planejar seus objetivos é o primeiro passo, mas cumpri-los é um desafio que exige muita disciplina. O estudo não pode ficar para depois ou em segundo plano, deve ser respeitado como prioridade, por isso ter disciplina é fundamental para não deixar acumular atividades ou atrasar seus planos.

Participe

O Ensino a distância não se resume somente às videoaulas, existem outras diversas atividades como, fóruns para dúvidas, chat com tutores, palestras online e outras possibilidades de interação que são imprescindíveis e devem ser aproveitadas ao máximo.

Reserve um lugar

Escolher um lugar calmo para estudar também faz parte da rotina. Alguns detalhes são importantes nesta escolha como, por exemplo, estar longe de distrações, ruídos e também interrupções. O estudante precisa estar atento à sua postura e conforto, mas com cuidado para não se deixar levar pelo conforto e acabar tirando um cochilo fora de hora. Por isso, assistir às aulas no sofá e na cama não é recomendado.

Os cursos a distância requerem o uso constante de internet, então o local escolhido precisa ter acesso a uma conexão segura e suficiente.

Não procrastine

Deixar uma tarefa ou aula não muito agradável para depois pode ser um hábito prejudicial e acabar se tornando uma grande bola de neve depois. Por isso, é fundamental que o aluno escolha um curso que realmente seja do seu interesse e que o faça ter vontade de estudar.

Descanse

Nosso cérebro precisa de descanso para absorver tudo o que aprendemos durante o dia. Por isso, é imprescindível que o aluno respeite esse momento, pois quando estiver cansado o conteúdo não será mais compreendido e o tempo dedicado, além de exaustivo, não renderá. Organizar momentos de pausa podem ajudar.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.