Carnaval 2020

Estácio dá largada, e Portela encerra desfile de escolas de samba do Rio

O primeiro dia de desfile teve ainda Mangueira, Grande Rio Viradouro, Paraíso do Tuiuti e União da Ilha.

Na Mira, com informações da Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09

RIO DE JANEIRO - Nesse domingo (23), sete escolas passaram pela Marquês de Sapucaí abrindo os desfiles do Grupo Especial, considerado a elite do carnaval carioca. Entre agremiações campeãs e vice-campeãs, carnavalescos experientes e estreantes e enredos questionadores, o público pôde assistir temas diferentes que apresentam questões atuais e história.

A primeira a entrar na Marquês de Sapucaí foi a Estácio, que carrega a tradição, porque tem sua origem na Deixa Falar (apontada por especialistas, como a primeira escola de samba do Rio). A vermelho e branco foi campeã no ano passado no grupo da Série A e ganhou o direito de voltar ao Grupo Especial. A escola que, em 1992, conquistou o seu único campeonato com Paulicéia Desvairada, 70 anos de Modernismo no Brasil, agora, no retorno, quer disputar o título com o enredo Pedra. Para isso, contou com a carnavalesca Rosa Magalhães, uma colecionadora de sete campeonatos pelo Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e Vila Isabel.

A segunda na avenida foi a vermelho e branco de Niterói, Viradouro, que foi vice-campeã no ano passado, depois de ter subido da Série A em 2018, e veio em 2020 com o enredo Viradouro de Alma Lavada, desenvolvido pelos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon. A agremiação exaltou este momento de ascensão, mas também a força Bando das Ganhadeiras, lavadeiras de Itapoã, na Bahia, que, musicalmente, resgatou a memória de suas ancestrais.

Com o enredo A Verdade vos Fará Livre, que a Estação Primeira de Mangueira quer conquistar o bicampeonato. A verde e rosa trouxe como personagem principal Jesus Cristo e mostrou que ele nasceu pobre, deu a sua face mais amorosa aos que lhe viraram as costas, separou o joio do trigo, semeou terrenos férteis, exaltou os humildes e condenou o acúmulo de riqueza.

Mangueira foi um dos destaques no primeiro dia de desfile no Rio. Foto: Reprodução/G1.
Mangueira foi um dos destaques no primeiro dia de desfile no Rio. Foto: Reprodução/G1.

Com o enredo O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião, a Paraíso do Tuiuti levou para o Sambódromo a história cruzada entre a lenda do rei dom Sebastião e o santo que é padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro e da escola. O carnavalesco João Vitor Araújo, que esteve à frente de escolas da Série A, agora teve a responsabilidade de desenvolver o enredo de uma agremiação do Grupo Especial.

A vermelho, verde e branco de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ​Grande Rio, veio perseguindo o título há muito tempo e esse ano renovou as esperanças com Tata Londirá – O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias. O enredo faz homenagem a Joãozinho da Gomeia. Nascido na Bahia, o dançarino conhecido como o Rei do Candomblé, fixou seu terreiro em Caxias, um dos mais respeitados na cultura de origem africana. Lá recebeu até políticos e lutava contra a intolerância religiosa.

Paolla Oliveira à frente da bateria da Grande Rio. Foto: Reprodução/G1.
Paolla Oliveira à frente da bateria da Grande Rio. Foto: Reprodução/G1.

A União da Ilha foi a sexta a entrar na Passarela do Samba. A azul, vermelho e branco costuma fazer desfiles descontraídos e empolgados. Neste ano, passou na avenida com um enredo de nome comprido. Nas encruzilhadas da vida; entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder. Os carnavalescos são experientes Fran-Sérgio, que por muitos anos esteve na Beija-Flor, e Cahê Rodrigues na Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense.

A azul e branco de Madureira e Oswaldo Cruz, a escola do Rio com o maior número de títulos (22), a Portela encerrou o primeiro dia de desfiles e empolgou o público da Marquês de Sapucaí, com o enredo Guajupiá, Terra Sem Males, uma crítica ao homem que não soube dar valor às bênçãos criadas por Monã, o Deus dos Tupinambás no seu paraíso.

Portela fechou o primeiro dia de desfile no Rio. Foto: Reprodução/G1.
Portela fechou o primeiro dia de desfile no Rio. Foto: Reprodução/G1.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.