Aplicativos

Tinder e Grindr podem ter vazado informações dos usuários

Caso as irregularidades sejam comprovadas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública que a multa pode chegar a R$ 9 milhões.

Na Mira, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Grindr e Tinder.
Grindr e Tinder. (Foto: Reprodução )

MUNDO - Nesta quarta-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que vai notificar os aplicativos de relacionamento, Tinder e Grindr, por suposto compartilhamento ilegal de dados. Caso as irregularidades sejam comprovadas, o ministério declara que a multa pode chegar a R$ 9 milhões.

"Notificação será feita e as empresas têm prazo de 10 dias para esclarecerem se os dados pessoais de usuários foram comercializados ilegalmente", afirma a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Compartilhamento de dados

Nessa terça (14), foi divulgado um estudo, chamado "Fora de Controle: Como consumidores são exploradoras pela indústria de publicidade digital", realizado pelo Conselho de Consumidores da Noruega, uma organização sem fins lucrativos mantida pelo governo, mostra que os aplicativos Tinder, Grindr e OkCupid estariam compartilhando dados de usuários com empresas terceirizadas.

O relatório divulgado mostra que o compartilhamento das informações com empresas de marketing e publicidade poderia estar infringindo as lesgislações de dados e privacidade na Europa.

Grindr

Segundo o estudo, o aplicativo voltado ao público LGBT, Grindr, compartilha informações, como dados de localização e orientação sexual para outras empresas. Controlado pela empresa chinesa Beijing Kunlun, o aplicativo foi procurado pela Agence France-Presse (AFP), mas não quis comentar a denúncia.

Tinder

O Tinder foi acusado de compartilhar dados de seus usuários com pelo menos 45 empresas do Grupo Match, seu proprietário. O aplicativo ainda compartilha informações com duas empresas de marketing, como o gênero do usuário e qual estaria gênero estaria interessado.

O Match Group afirmou ao "The New York Times" que trabalha em parceria com companhias terceiras e que compartilhou apenas dados estritamente necessários para esses serviços. O grupo ainda disse que cumpre leis de privacidade e que tem contratos com parceiros que garantem a segurança dos usuários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.