Cinema

Matrix: tudo o que sabemos até agora sobre o quarto filme da franquia

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss foram confirmados como protagonistas.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
(Foto: Reprodução)

Depois de rumores sobre uma nova versão de Matrix circularem desde 2017, essa semana a Warner confirmou de surpresa a produção do quarto filme da franquia, que quer voltar com tudo: vai trazer de volta Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss como protagonistas e Lana Wachowski como diretora e roteirista.

Antes de mais nada, lembrar de bilheteria é importante: o primeiro Matrix (1999) faturou cerca de US$ 463 milhões no mundo inteiro. Junto com Matrix Reloaded e Matrix Revolutions, ambos lançamentos de 2003, a franquia faturou US$ 1.6 bilhão nas bilheterias mundiais.

Sobre o lançamento do quarto filme, Toby Emmerich, presidente da Warner Bros. Picture Group, se disse feliz. "Não poderíamos estar mais empolgados para voltar à Matrix com Lana. Ela é uma verdadeira visionária - uma cineasta criativa e singular - e estamos empolgados que ela está escrevendo, dirigindo e produzindo esse novo capítulo da franquia Matrix", afirmou.

E Morpheus?

O anúncio oficial não mencionou a volta do ator Lawrence Fishburne como o icônico Morpheus. Claro que esse silêncio foi ensurdecedor, mas, segundo a revista especializada Variety, a produção estaria procurando um ator mais novo para interpretar uma versão mais nova do personagem. Prontos para formular novas teorias?

Roteiro e direção

Lana Wachowski, que arquitetou a saga Matrix ao lado da irmã Lilly (não-confirmada oficialmente), continuará como responsável pela produção, roteiro e direção do novo projeto.

“Muitas das ideias que Lilly e eu exploramos há 20 anos são ainda mais relevantes agora. Estou muito feliz em ter esses personagens de volta na minha vida e grata por uma nova chance de trabalhar com meus brilhantes amigos”, disse Lana.

Quando estreia?

Fazendo um cálculo sobre a previsão de início da produção, anunciada para o começo de 2020, Matrix 4 não deve sair antes de 2021. Seguindo o calendário em que geralmente blockbusters são lançados (no verão americano), imagina-se que o novo longa saia entre abril e julho.

Quando rumores apontaram Michael B. Jordan como possível protagonista de um possível novo filme, muito falou-se sobre um reboot. Mas esse anúncio da Warner deixou claro que ainda tem muita lenha para queimar dentro do universo já criado na franquia. Portanto, Matrix 4 deve ser uma sequência.

E se o conceito estético é parte importante de Matrix, o quadrinista responsável criar os visuais do primeiro filme, Geof Darrow, anunciou no Twitter que está de volta (o trabalho dele, inclusive, foi parte fundamental para que a Warner comprasse a ideia do primeiro filme).

Sobre a história, tudo o que temos é especulação, mas não vai demorar muito para que o estúdio comece a soltar algumas pistas sobre qual será a treta dessa vez. E aí, ansiosos para Matrix 4?

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.