Saúde

Conheça alguns mitos e verdades sobre o AVC

Cirurgião vascular esclarece dúvidas a respeito de acidente vascular cerebral e como perceber os sintomas.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Confira as recomendações do especialista.
Confira as recomendações do especialista. (Foto: reprodução)

BRASIL - O Acidente Vascular Cerebral pode acontecer de várias formas e situações. Portanto, há muitos mitos e verdades sobre o tema. Para esclarecer este assunto, o especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia, Cirurgia Vascular e Endovascular e responsável pelo Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital do Coração, Dr. Gilberto Narchi Rabahie, explica o que é mito ou verdade.

Confira:

1. O AVC é considerado grave?

Verdade. Sim, o acidente vascular pode ser classificado entre leve, moderado ou grave de acordo com a severidade e duração dos sintomas e sequelas.


2. É a doença que mais mata no Brasil?

Verdade. As doenças cardiovasculares são as primeiras causas de óbitos no Brasil, e incluem infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.


3. Após o acidente é possível voltar à rotina normalmente?

Verdade. Porém, depende do grau de acometimento cerebral. Existe AVC que praticamente não deixa sequelas, e outros, mais raros que são incapacitantes.


4. Ocorre apenas uma vez numa só pessoa?

Mito. É possível que o AVC aconteça mais de uma vez no mesmo paciente.


5. Atividade física diminui o risco de acidentes cardiovasculares?

Verdade. Assim como não fumar tabaco e ter controle de hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias. Hábitos saudáveis serão sempre bem-vindos para a qualidade de vida e para evitar um AVC.


6. A causa do derrame é a falta de oxigênio?

Verdade. Uma das causas é a privação de oxigênio nas células, que acaba ocasionando o AVC Isquêmico. Doenças cardíacas também podem ser outra causa. O AVC pode ser causado por coágulos que são formados no coração e podem migrar inclusive para o cérebro, causando oclusão de artérias e consequente isquemia local.

Os próprios vasos intracerebrais podem ocluir localmente devido a aterosclerose focal. Outra causa de AVC é sangramento, ou seja, um vaso intra cerebral pode romper e causar extravasamento de sangue. Neste caso o AVC é então hemorrágico.


7. As chances de cura são pequenas?

Mito. A possibilidade de cura aumenta de acordo com o diagnóstico. Quanto antes ocorrer o diagnóstico e iniciar o tratamento específico, menores as chances de sequelas.


8. A dificuldade de movimentação é um sintoma?

Verdade. A dificuldade de movimentação de braço ou perna do mesmo lado do corpo (hemiparesia) e, até mesmo a alteração da fala (dislalia) e de consciência é um sinal do derrame.

9. O derrame acontece somente depois dos 40 anos?

Mito. O acidente pode ocorrer com crianças e adolescentes também, porém, com a idade, a condição clínica piora devido aos fatores de risco envolvidos (aterosclerose, diabetes e hipertensão arterial).

10. A trombofilia tem relação com a doença?

Verdade. Alguns casos específicos de AVC podem ser atribuídos à trombofilia, portanto, se houver histórico familiar de trombofilia ou se o próprio paciente já teve algum episódio de trombose, sem motivo claro aparente, é recomendado analisar com um profissional.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.