Cultura

Brasil sedia festival internacional de harpas

O evento segue até dia 31 de maio, no Rio de Janeiro, com a participação de 35 músicos de 22 países.

Ministério da Cidadania

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Os artistas presentes mostram as várias facetas do instrumento musical.
Os artistas presentes mostram as várias facetas do instrumento musical. (Foto: divulgação)

BRASIL - A 14ª edição do RioHarpFestival – Festival Internacional de Harpas começou nessa quarta-feira (1º), com a participação de 35 músicos de 22 países, incluindo importantes nomes brasileiros e orquestras de projetos sociais. O festival, que segue ate dia 31 de maio em vários locais do Rio de Janeiro, tem apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A entrada é franca.

O evento faz parte do projeto Música no Museu, que realiza há mais de 20 anos uma série de concertos gratuitos em espaços culturais. Os artistas presentes mostram as várias facetas do instrumento musical, com obras de música clássica, rock, étnico, jazz e até ritmos brasileiros.

Entre os destaques da programação estão o belga Jacques Vandelvede e sua harpa dupla; o Ecos Latinos, de New Orleans, que faz um parceria com a Orquestra Violões do Forte, da comunidade de Pavão-Pavãozinho; os Tambores do Japão, com instrumentos de dois metros de altura, que se apresenta com o harpista Yns Ever Coronado, do Peru; e Les Alizes, um quinteto proveniente da França e da Martinica, que fará apresentações tendo como pano de fundo o mar do Caribe. Confira a programação completa.

“É uma satisfação muito grande colocar o Brasil na programação cultural desses artistas da harpa. E, por conta do sucesso do evento, estamos expandindo nossa atuação para as cidades de Lisboa e Coimbra (Portugal), Madrid (Espanha), Bruges (Bélgica), Grasse (França), Milão (Itália), Nova Orleans (USA) e o Caribe. Isso é o Brasil democratizando o acesso e exportando nossa cultura”, afirma o diretor e criador do Festival, Sergio da Costa e Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.