Dicas de saúde

Exagerou no chocolate? Saiba como cuidar da pele após a Páscoa

Farmacêutico lista as principais recomendações para combater a oleosidade da pele.
Divulgação/Assessoria18/04/2019 às 14h58
Exagerou no chocolate? Saiba como cuidar da pele após a PáscoaO chocolate ao leite, um dos principais ingredientes dos ovos de Páscoa, é um dos alimentos que, quando consumidos em excesso, podem deixar a pele mais oleosa. (Foto: Divulgação)

Alimentos gordurosos, ricos em açúcar ou que incluem derivados do leite em sua composição podem estimular a produção das glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade da pele. O chocolate ao leite, um dos principais ingredientes dos ovos de Páscoa, é um dos alimentos que, quando consumidos em excesso, podem deixar a pele mais oleosa.

Além de diminuir o consumo desses alimentos, alguns cuidados simples ajudam a reduzir a oleosidade. O farmacêutico Adriano Ribeiro separou algumas dicas para cuidar da pele depois dos exageros da Páscoa. “É importante também consultar um dermatologista, que pode avaliar os casos de acne e a necessidade de um tratamento mais intensivo”, afirma.

Mantenha a limpeza de pele em dia

A primeira medida para combater oleosidade da pele é mantê-la sempre limpa, com o uso de sabonetes faciais ou loções de limpeza com ingredientes adstringentes. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, antes de dormir.

Saiba escolher os produtos

Ao contrário do que possa parecer, a pele oleosa não é hidratada naturalmente, por isso também precisa de produtos que a protejam do ressecamento. Mas é fundamental ficar atento à escolha de produtos adequados. Os mais densos e pesados devem mesmo ser deixados de lado: escolha hidratantes específicos para a pele oleosa e que ajudam a controlar a acne. As melhores opções são os hidratantes com pouco óleo em sua composição: sérum, gel, gel-creme ou até mesmo geleia hidratante.

Não descuide da proteção solar

A oleosidade não pode ser motivo para deixar a pele desprotegida. “O uso diário de filtro solar é essencial para manter a pele sempre saudável, e atualmente todas as principais marcas de cosméticos possuem boas opções para peles oleosas, com texturas leves e toque seco”, explica Adriano.

Renove a pele

Cremes e loções esfoliantes removem a camada mais superficial da pele, ajudando a desobstruir os poros e reduzir os cravos. Em peles oleosas, recomenda-se o uso do esfoliante duas vezes por semana.

Cuidado ao se maquiar

Antes de usar produtos de maquiagem, certifique-se de que o rosto está bem limpo. Use bases e pós adequados para seu tipo de pele e remova todos os resíduos de maquiagem com loções demaquilantes antes de dormir.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.