Rede Social

Instagram oferece ajuda a usuários com transtornos

Função da rede social oferece apoio a usuários com transtornos, como ansiedade e depressão.

Paulo Pontes/Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h13
Usurários do Instagram.
Usurários do Instagram. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Após ser classificada como a rede social mais prejudicial à mente dos jovens pela instituição de saúde pública do Reino Unido, Royal Society for Public Health, em parceria com o Movimento de Saúde Jovem. O Instagram disponibilizou uma função para ajudar seus usuários que estão passando por situação difícil.

Veja também: Instagram proíbe publicação de imagens de autoflagelação

Se as palavras "ansiedade" e "depressão" forem pesquisadas na aba Explorar, uma notificação com a pergunta "podemos ajudar?" aparece na tela do celular com a opção de obter apoio. “Publicações com as palavras ou tags que você está procurando muitas vezes incentivam um comportamento que pode fazer mal a uma pessoa e até levá-la à morte. Se você está passando por uma situação difícil, gostaríamos de ajudar”, completa o aviso.

Caso a opção obter apoio seja selecionada, a rede social leva o usuário direto a uma página com as opções:

Conversar com um amigo, enviar uma mensagem ou ligar para alguém confiável;

Falar com um voluntário da linha de apoio do Centro de Valorização da Vida;

Receber dicas e apoio, sugestões de como se ajudar;

Um levantamento realizado nos Estados Unidos, pela Universidade Harvard em 18 localidades, mostra que a prevalência de depressão no Brasil é a maior entre as nações em desenvolvimento, com um total de 10,4% de indivíduos atingidos. E a taxa de mortes relacionada a episódios depressivos (incluindo suicídios) aumentou 705% por aqui nos últimos 16 anos, segundo pesquisa realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.