Visibilidade

Curadores de Cannes vêm ao Brasil para palestra no Rio de Janeiro

A oportunidade pode aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional.

Na Mira / Com informações do Ministério da Cidadania

Atualizada em 27/03/2022 às 11h14
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um.
A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um. (Foto: reprodução)

BRASIL - A segunda edição do evento Conversa com Curadores será realizada na próxima sexta-feira (15), no Rio de Janeiro (RJ). O evento é realizado em parceria com o Consulado-Geral da França no Rio de Janeiro pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), vinculada ao Ministério da Cidadania.

Os convidados da segunda edição são: Manuel Moutier, membro do Comitê de Seleção do Festival de Cannes; e Diego Lerer, Delegado na América Latina da Quinzena dos Realizadores. Os profissionais irão abordar suas experiências em curadoria e no processo seletivo das obras audiovisuais em mostras de cinema. No Rio de Janeiro, ainda vão assistir aos filmes selecionados dentro da 35ª edição do Programa Encontros com o Cinema Brasileiro.

O programa Encontros com o Cinema Brasileiro tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo.

O programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação.

Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Cannes, Sundance, Veneza, Toronto, Roterdã, Berlim, BAFICI, Locarno, Havana e Roma.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.