Oscar 2019

Documentários sobre impeachment de Dilma e acidente da Chapecoense são pré-indicados ao Oscar

"Piripkura" também aparece na lista de pré-nomeados ao prêmio.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
O documentário "O Processo", que conta sobre o impeachment de Dilma, foi lançado em maio deste ano.
O documentário "O Processo", que conta sobre o impeachment de Dilma, foi lançado em maio deste ano. (Foto: Divulgação)

Conforme o ano vai chegando ao fim, as possíveis disputas sobre quem irá concorrer ao maior prêmio do cinema mundial vão ganhando nomes. Entre as 166 produções que foram pré-indicadas à categoria de Melhor Documentário no Oscar 2019, três são nacionais: O Processo, Nossa Chape e Piripkura.

Leia também: O Grande Circo Místico vai representar o Brasil na disputa pelo Oscar

Todos os documentários abordam sobre temas diferentes que contam um pouco sobre a história brasileira. Dirigido por Maria Augusta Ramos, a obra "O Processo" conta sobre o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff realizado em 2016, a trama aborda também sobre a crise política no país enfrentada desde 2013, mostrando os fatos que levaram a saída de Dilma do poder.

Já o segundo pré-indicado, Nossa Chape, é dirigida pelos irmãos e diretores americanos Jeff e Michael Zimbalist e fala sobre o maior acidente aéreo com um time de futebol já registrado. A tragédia que vitimou o elenco da Chapecoense e jornalistas ocorreu em 2016, quando o clube catarinense viajava para a Colômbia rumo a final da Copa Sul-Americana.

Por último, a obra "Piripkura" mostra a história dos únicos sobreviventes do povo indígena que leva o nome do documentário. Os índios em questão, vivem em uma área protegida no Mato Grosso, onde estão cercados por fazendas e madeireiras na floresta Amazônica.

Não será uma disputa fácil, grandes nomes como "Won’t You Be My Neighbor?" e "RBG" também aparecem na lista e estão entre os favoritos. O último documentário brasileiro indicado ao Oscar foi "O Sal da Terra" em 2015.

A lista oficial dos cinco indicados será anunciada no dia 22 de janeiro e a 91ª cerimônia do Oscar ocorre no dia 24 de fevereiro de 2019.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.