Dicas!

Veja 5 dicas para escolher o apartamento dos seus sonhos

Por se tratar de uma compra de alto valor, a escolha envolve várias dúvidas.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h18
(Foto: reprodução)

BRASIL - Por se tratar de uma compra de alto valor, a escolha do seu lar envolve várias dúvidas. Afinal, não basta escolher o imóvel mais barato ou caro. É preciso que o novo lar atenda a todas as necessidades da família, não é mesmo? Para ajudar você nesse momento, confira alguns fatores para levar em consideração e optar pelo apartamento dos sonhos:

Espaço

O primeiro passo para encontrar a melhor opção de apartamento é pensar nas reais necessidades dos moradores. Se você tem ou pretende ter filhos em breve, por exemplo, escolher uma unidade com apenas um dormitório pode não ser ideal, já que rapidamente você precisará se mudar. A planta também pode ser analisada atentamente. Alguns apartamentos priorizam o convívio social com salas maiores, enquanto outros têm um quarto extra onde é possível instalar um escritório.

Empresa idônea

Quando já tiver uma ideia clara do tipo de imóvel que você quer, dedique alguns minutos para escolher também a empresa onde irá comprar. Atualmente grande parte das imobiliárias disponibiliza diversas informações no site, como apartamentos disponíveis, imagens, preço e características físicas.

Localização

Tão importante quanto ter um espaço agradável é estar bem localizado. Mas essa característica é subjetiva, e depende das necessidades e gostos de cada um. Para quem tem filhos ou ainda estuda pode ser importante morar perto de escolas e faculdades. As opções de lazer do bairro e a proximidade com o trabalho também podem ser decisivos. Quando for visitar o apartamento, atente-se a todas essas questões e, se puder, converse com algum morador sobre os pontos de interesse próximos e a segurança da vizinhança.

Características físicas

Como é o acabamento do apartamento? Ele atende às suas necessidades? Independentemente se o imóvel for novo ou usado, é importante que ele seja entregue "pronto" ou tenha desconto, caso seja necessário fazer alguma reforma. Observe todos esses aspectos na visita e não hesite em perguntar ao corretor. Lembre-se de que você deve sair do apartamento com todas as dúvidas respondidas.

Projeção

A escolha do apartamento não influencia apenas o presente, mas ainda o futuro. É um tipo de compra que é feita para médio e longo prazo, e por isso não pode ser pensada apenas na situação atual. Vamos supor que você esteja procurando residência para os próximos 15 anos. Além de se imaginar daqui esse tempo, você também precisa se questionar como estará o apartamento no futuro.

Nos grandes centros urbanos, há bairros que em menos de 10 anos se tornarão importantes pólos comerciais. Portanto, imóveis nessas localidades irão sofrer valorização. É importante conversar sobre essas possibilidades com o corretor, para entender quais são os possíveis cenários para aquele bairro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.