Curiosidade

Você sabe o porquê do 1º de abril ser o Dia da Mentira?

Conheça a história que marcou essa data no calendário mundial.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h19
O Dia da Mentira teve a França como ponto de partida para seu surgimento.
O Dia da Mentira teve a França como ponto de partida para seu surgimento. (Foto: Divulgação)

BRASIL - Existem muitas explicações para o surgimento do Dia da Mentira, todavia a que ficou mais conhecida começa na França, mais precisamente no reinado de Carlos 9º (1560-1574). Desde o início do século XVI, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. As festas incluíam troca de presentes e animados bailes noite adentro.

Em 1562, o papa Gregório 13 mudou o calendário para todo o mundo cristão, fazendo assim surgir o conhecido calendário gregoriano. Nesse novo sistema o ano-novo caía em 1º de janeiro. O rei francês só seguiu o decreto papal dois anos depois, em 1564, e, mesmo assim, os franceses que resistiram à mudança, ou a ignoraram ou a esqueceram, mantiveram a comemoração na antiga data.

Aqueles que sabiam que o calendário havia mudado passaram a zombar dos que resistiam à troca da data, com todo tipo de brincadeira. Chamados de “bobos de abril”, costumavam receber convites falsos para festas de Ano Novo e presentes inusitados no dia 1ª de abril.

Aqui no Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado no 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez a 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.