Viagem

Veja 7 dicas para juntar dinheiro e realizar a viagem dos sonhos

Separamos dicas fundamentais para você se organizar.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
Planejamento é fundamental.
Planejamento é fundamental. ( Foto: Reprodução)

BRASIL - Viajar é tão incrível que, assim que chegamos de um destino, logo pensamos no próximo. O único problema é que cada nova experiência acaba tendo um custo financeiro relativamente alto, e é comum voltarmos para casa com algumas dívidas e parcelamentos realizados. Seja para aproveitar as férias ou fazer um intercâmbio, ter em mãos o dinheiro da viagem é ideal para quem deseja embarcar com muito mais tranquilidade e segurança. Por isso, separamos dicas fundamentais para você se organizar e juntar dinheiro para as próximas aventuras. Confira!

Elimine as dívidas

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar que organizar-se financeiramente é o primeiro passo para comprar as passagens aéreas e arcar com os demais custos da viagem. Por isso, quem não tem dívidas, já está a meio caminho da próxima parada! A maioria das pessoas possui alguma pendência e, se esse também é o seu caso, a dica é fazer de tudo par quitar as contas o quanto antes e assumir o controle dos gastos.

Trabalhe nas horas vagas

Se a grande dificuldade para guardar dinheiro é a falta dele, arranjar um emprego de meio período ou como freelancer são ótimas opções para conseguir uma renda extra no fim do mês. Não há problema nenhum em trabalhar parte do dia como vendedor ou motorista particular – ainda mais em uma era que os profissionais podem contar com a ajuda dos aplicativos que conectam prestadores de serviços e clientes. Encontrar uma atividade remunerada no estilo home office também é uma excelente pedida, e existem diversas oportunidades para esse tipo de ocupação.

Coloque à venda o que não utiliza

Uma maneira de conseguir algum dinheiro adicional de modo rápido é colocando à venda objetos e equipamentos que você não precisa mais. Desde aquela máquina fotográfica ultrapassada, passando pelo aparelho de videogame encostado, até as roupas que não combinam mais, diferentes itens podem ser vendidos para os amigos ou anunciados na internet.

Corte gastos supérfluos

É muito comum pagarmos por serviços relativamente caros que pouco utilizamos. Cancelar a TV por assinatura ou o serviço de streaming de música, por exemplo, é uma excelente maneira de economizar e aproveitar melhor o tempo livre. Que tal se dedicar a outras atividades que não custam nada ou quase nada, como ler um livro ou optar por fazer reuniões em casa com os amigos ao invés de ir para a balada ou para um bar?

Pare de fazer refeições fora de casa

Durante o horário de trabalho ou de estudo, é muito comum fazermos as refeições em restaurantes ou lanchonetes. Preparar e levar a própria comida, além de ser mais saudável, é uma excelente opção para deixar de gastar com self-services e fast-foods. Reunir-se com amigos ou fazer um jantar romântico em casa costuma ser mais divertido, confortável e ótimo para evitar um custo extra e desnecessário.

Evite compras desnecessárias

Evitar gastos desnecessários ajuda muito para sobrar um pouco mais de dinheiro na conta no fim do mês. Por isso, pense uma, duas, três ou quantas vezes puder antes de investir seu dinheiro em algum item que, no fim das contas, não é assim tão necessário. Pergunte sempre a si mesmo: eu realmente preciso disso? É óbvio que uma coisa ou outra precisará ser adquirida, mas coloque na balança se novo "presente" vale mais a pena que a viagem programada que está chegando.

Não deixe o dinheiro na conta corrente

Por fim, abrir uma conta poupança ou qualquer outro espaço de confiança para deixar o seu dinheiro bem protegido é fundamental para evitar cair na tentação de gastar suas economias. Lembre-se sempre do quanto tem sido difícil economizar e evite retirar qualquer valor de sua reserva, a não ser que aconteça alguma emergência. Quanto mais você "esquecer" que tem um dinheiro guardado, mais fácil será contar com o montante na hora de programar a viagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.