Cultura

MinC divulga classificados no Prêmio Culturas Populares

Entre as expressões culturais premiadas, estão o Cordel, o Maracatu e o Bumba-Meu-Boi.

Na Mira, com informações do MinC

Atualizada em 27/03/2022 às 11h21
(Foto: Reprodução)

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, no Diário Oficial da União, a lista das inscrições classificadas e desclassificadas no Prêmio Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros. Serão premiadas, com R$ 10 mil, 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam expressões para além dos limites de suas comunidades de origem. Entre essas práticas estão o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros.

Os candidatos não classificados têm prazo de cinco dias corridos, a partir de quinta-feira (16), para pedir reconsideração à Comissão de Avaliação e Seleção, utilizando obrigatoriamente o formulário disponível nesta página. Na avaliação, foram considerados os benefícios culturais, sociais e econômicos oferecidos à comunidade. Os candidatos receberam notas de zero a 100 em oito critérios, conforme estabelecido no edital.

O recurso deve ser fundamentado e assinado pelo candidato e pode ser enviado por meio eletrônico (coedi@cultura.gov.br) ou por via postal, com aviso de recebimento (AR), para o endereço contido no edital (Setor Hoteleiro Sul - Quadra 02, Bloco "B", Ed. TELEX – Térreo Caixa Postal: 8591 Brasília/DF - CEP 70.312-970).

Após avaliação dos pedidos de reconsideração, o MinC publicará no Diário Oficial da União e no portal da Pasta a conclusão dos recursos e a homologação do resultado do concurso. Nessa etapa não caberá recurso, conforme estabelecido no edital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.